Viasat JetXP SATCOM – serviço de banda larga operando em rede de satélites em órbita geoestacionária – registra forte crescimento desde o lançamento em 2024, em 14.05.25


Em post no dia 12 na plataforma on line da mídia, o editor Matt Thurber repercutiu notícia que mais de 400 clientes adquiriram o serviço de banda larga via satélite JetXP, da Viasat, desde o lançamento comercial no final do ano passado, conforme divulgação da provedora no dia.  

A banda larga JetXP opera na rede de satélites GX em órbita geoestacionária da Viasat e oferece velocidades de conectividade ilimitadas, capacidade expandida e maior priorização de rede para clientes da aviação executiva.

Aeronaves equipadas com terminais de comunicação via satélite JetWave, da Honeywell. e Plane Simple de banda Ka, da Gogo, podem optar pelo serviço JetXP. Todos os jatos executivos de cabine larga são certificados para o sistema JetWave, enquanto o terminal Plane Simple é aprovado para os Gulfstream G650/ER, G550, GV e G280.

Certificados Tipo Suplementar para instalação da plataforma Plane Simple adicionais estão em andamento para outros modelos de aeronaves.

A Collins Aerospace também é parceira de distribuição da Viasat.

A Honeywell está desenvolvendo o JetWave X, que será adequado para jatos de médio a grande porte, utilizando a rede de banda Ka da Viasat e os satélites Global Xpress que a Viasat herdou com a aquisição da Inmarsat em 2023.

“Embora estejamos constantemente observando velocidades que excedem 100 Mbps na Europa e em outras regiões, estamos cientes de que os testes de velocidade são apenas um elemento do que torna uma experiência de conectividade excelente”, disse Kai Tang, chefe de aviação executiva da Viasat. “Nossos usuários mais sofisticados reconhecem que a experiência geral importa mais do que simples testes de velocidade, e é aí que o JetXP realmente se destaca”, completou Tang. [EL] – c/ fonte