Visando combate de atividades de TACA e MACA, operação de fiscalização da ANAC e Polícia Civil, em 9 noves localidades de SP e uma localidade do PR, interdita 15 aeronaves de 64 aeronaves fiscalizadas, em 04.06.22


Nesta quarta dia 01, a ANAC divulgou no seu portal a notícia a sua participação, nos últimos dias 24, 25 e 26 de maio de 2022, a operação “Divisas Integradas VI”, coordenada pela Policia Civil de São Paulo, em cooperação com entidades policiais e órgão de controle dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

A ANAC atuou na fiscalização de operações da aviação geral visando combater o transporte aéreo clandestino (TACA) e a manutenção clandestina em aeronaves (MACA).

Ao todo, foram mobilizados 12 servidores da ANAC para as ações fiscais nas cidades do Estado de SP de [1] Bebedouro, [2] Tupã, [3] Avaré, [4] Barretos, [5] Batatais, [6] Presidente Venceslau, [7] Lençóis Paulista, [8] Ribeirão Preto, [9] Presidente Prudente e na cidade de Andirá, no PR.

Nos três dias de operação, o saldo da operação resultou em 64 aeronaves fiscalizadas, com a interdição/suspensão de 15 aviões (23%). Foram, ainda, vistoriadas nove entidades, sendo uma interditada por descumprimento das regras do setor e onze profissionais da aviação inspecionados.

Entre as infrações identificadas pela ANAC, estão a execução de serviços de manutenção por pessoas ou entidades não habilitadas ou autorizadas, a operação de aeronave sem marcas de nacionalidade e ainda a operação de aeronaves com matrícula destruídas ou ocultadas.

A operação “Divisas Integradas” tem como objetivo reforçar as atividades de combate a crimes ambientais que impactam o agronegócio, além da preservação da ordem pública e da segurança da população. As ações são planejadas pelos órgãos de segurança dos Estados participantes com auxílio de instituições federais como a ANAC e a Receita Federal.