VistaJet aprova sua plataforma de treinamento EBT, em 31.08.25

A operadora de vôos charteres de atuação global VistaJet obteve a certificação para treinamento básico baseado em evidências (EBT – evidence-based training). O grupo de aviação privada anunciou a aprovação no dia 27 e afirmou ser a primeira operadora de aeronaves executivas a obter esse nível de certificação para treinamento de tripulação de vôo.
O EBT já está sendo utilizado por grandes cias. aéreas e conta com o apoio dos órgãos reguladores europeus da aviação. Em vez de usar os tradicionais exercícios de checklist como base para o treinamento, o processo se baseia em instruções baseadas em dados que evoluem para um vôo, tripulação e perfil de risco específicos.
De acordo com a VistaJet, que opera uma frota mundial de mais de 270 aeronaves mutifabricantes – Bombardier, Cessna Citation, Dassault, EMBRAER e Gulfstream -, seu programa EBT consiste em elementos que ainda não são práticas de segurança padrão na aviação executiva. A VistaJet possui sua própria equipe de instrutores e examinadores de simuladores e visa fornecer treinamento padronizado para toda a sua força de trabalho de pilotos.
Os programas de treinamento da VistaJet são projetados para evoluir com base em dezenas de milhares de pontos de dados que a VistaJet registra e analisa, bem como em dados operacionais e de segurança do setor em geral. A VistaJet começou a implementar o EBT em 2018.
“O EBT faz parte da nossa visão de elevar continuamente o padrão da aviação privada, investindo em pessoas, sistemas e elementos de treinamento que apoiam nossos parceiros operacionais e definem nossa liderança”, disse Nick van der Meer, COO da Vista Global. “Investimos cedo, pensamos a longo prazo e definimos padrões não apenas para nós mesmos, mas para todo o setor”, acrescentou van der Meer. [EL] – c/ fonte