Williams International celebra início das obras de sua fábrica na Flórida (EUA), em 11.11.25
Em post no dia 10 na plataforma online da AIN, o editor Matt Thurber da mídia de aviação repercutiu que a fabricante de motores à turbina americana (do Michigan) Williams International iniciou no dia 30 as obras da sua nova fábrica, na Flórida (EUA), após o anúncio do projeto em maio.
Mais de 150 pessoas, incluindo representantes dos governos estadual, municipal e local da Flórida, participaram da celebração.
A fábrica terá 1 milhão de pés², cerca de 92.900 m², no Parque Industrial Shoal River, no Condado de Okaloosa, perto de Crestview, no noroeste da Flórida. A primeira fase da construção deverá estar pronta para operação até o final de 2026. As obras subsequentes ocorrerão entre 2035 e 2036.
A Williams International divulgou que a instalação possibilita “o crescimento futuro de novas linhas de produtos”, mas sem detalhar esta expansão e não revelando se isso se refere a motores maiores do que as séries turbofan FJ-33 e FJ-44, que equipam muitos jatos leves – como da linha Cessna Citation (C501SP e C550, CJ1/CJ1+, CJ2/CJ2+, CJ3, CJ4 e M2), Hawker 400, Beechcraft Premier 1A e Pilatus (PC-24).
O Estado da Flórida espera que o projeto envolva um investimento de capital de mais de US$ 1 bilhão.
“A Williams tem a grande sorte de ter uma demanda recorde por nossos produtos hoje e oportunidades que crescem exponencialmente no futuro”, disse John Sordyl, vice-presidente executivo de experiência do cliente da fabricante. “E esta nova instalação, juntamente com a força de trabalho extremamente talentosa do Condado de Okaloosa, é uma parte essencial e fundamental desse futuro promissor”, completou Sordyl. [EL]
