Winglet Tech escolhendo o Cessna Citation Latitude para seu novo projeto, em 15.07.22


A especialista em winglet baseada em Wichita, no Kansas/EUA Winglet Technology está planejando expandir o STC (CST – Certificado Tipo Suplementar) de seus winglet transicional do modelo Cessna Citation Sovereign para o mais novo jato Cessna Citation Latitude, revelou para a mídia AIN o presidente da empresa, Bob Kiser, nesta semana. “Achamos que nosso winglet será um bom complemento para o avião”, disse Kiser.

A Winglet Technology está escolhendo o Latitude porque os dois modelos Citation, de médio porte, compartilham asa e um Certificado Tipo semelhante. O Sovereign é um modelo fora de produção, enquanto o Latitude e Longitude são novos modelos da linha Citation.

“Ele [Latitude] tem a mesma geometria de asa do Sovereign, o que o tornou natural”, explicou Kiser.

O Citation Latitude tem asa com envergadura de 72 pés e 4 polegadas (22,04 m.) e área alar de 50,4 m², com enflechamento de 16,3º. Com o novo winglet, a asa do Latitude seria encurtada para 69 pés (21,03 m.) de comprimento, revelou Kiser.

O Citation Sovereign tem asa também com envergadura de 72 pés e 4 polegadas (22,04 m.), área alar de 50,4 m², com enflechamento de 16,3º, com razão de aspecto de 9,64.

O Latitude tem comprimento de 62 pés e 3 pol. (19 m.) e pesos BOW 18.656 lb. (8.462 kg) e MTOW de 30.800 lb. (13.971 kg), enquanto o Sovereign tem comprimento de 62 pés e 6 pol. (19,35 m.) e pesos BOW de 18.150 lb. (8.233 kg) e MTOW de 30.775 lb (13.959 kg).

Mas o mais importante ganho do winglet produzido para o Latitude, Kiser disse ser “oferecer desempenho significativo em altitude”, permitindo o jato “subir mais 2.000 pés mais alto com peso e temperatura equivalentes”. O Latitude tem capacidade de Altitude de Operação Máxima de 45.000 pés (13.716 m.)

A instalação dos winglets, com manutenção do peso da aeronave, não afetará o desempenho de decolagem. Kiser também observou que os winglets de material composto são intercambiáveis ​​e não requerem perfuração de montagem.

A Winglet Technology também é capaz de fornecer winglets por aluguel aos clientes.

A Winglet Technology está se preparando para enviar para a FAA um STC alterado, com adição do Latitude, e está procurando um cliente de lançamento do winglet no modelo para iniciar os testes de vôo.

Com quase 300 jatos Citation Latitude entregues até agora, Kiser acredita que há uma oportunidade de dobrar o mercado para os winglets originalmente do Citation Sovereign de sua empresa, com os 349 jatos desse Tipo já entregues. Os winglets da Winglet Technology foram instalados em 36 jatos Sovereign desde que a empresa recebeu o STC em agosto de 2017. “Estamos apenas começando essa penetração [de mercado]”, disse Kiser. Finalizando, Kiser observa que o mercado só vai crescer desde que o Latitude continue em produção.

Junto da Cessna Aircraft, a Winglet Technology e a Duncan Aviation colaboraram para atualizar o jato executivo Cessna Citation Sovereign com o exclusivo design de winglet da Winglet Technology denominado Winglet Transitional (winglet transicional).

A Winglet Technology recebeu a aprovação STC da FAA para o Winglet Transitional no Citation Sovereign em agosto de 2017. Desde então, o Citation Sovereign wingleted foi aprovado pela EASA (Europa), TCCA (Canadá), ANAC (Brasil) e DGAC (México).

Citation Sovereign




A atualização do Citation Sovereign com o exclusivo design de winglet da Winglet Technology fornecerá aos operadores de jatos do modelo modificado uma flexibilidade operacional ainda maior, com um aumento de peso bruto de 475 lb. – sendo as especificações originais do modelo (C680) peso vazio/WE de 17.700 lb. e peso operacional básico/BOW de 18.150 lb. O design do Winglet Transitional oferece desempenho aerodinâmico superior em uma ampla gama de velocidade MACH e condições de operação e garante que a distribuição de sustentação da asa corresponda à distribuição de sustentação ideal ao longo da envergadura da asa, o que reduz significativamente o arrasto induzido da aeronave. A redução de arrasto resultante melhora o desempenho operacional geral e oferece benefícios de desempenho significativos para o Citation Sovereign.

O Winglet Transitional (winglet transicional) fornece melhorias significativas de desempenho para o Citation Sovereign, incluindo maior velocidade em altitudes mais elevadas, desempenho aprimorado de decolagem, tempo de subida reduzido e maior alcance e carga-paga. A Winglet Technology lista os seguintes ganhos:
1 – maior velocidade em altitudes mais elevadas;
2 – menor no tempo de subida e gradiente de subida aprimorado;
3 – níveis de cruzeiro iniciais mais elevados;
4 – maior capacidade em alcance;
5 –  maior capacidade em carga-paga (payload); e,
6 – pesos certificados maiores.

A Winglet Technology faz as seguintes considerações de ordem econômica para o retrofit com instalação do Winglet Transitional (winglet transicional):
1 – redução do consumo de combustível;
2 – aumento de até 8% nos perfis para cruzeiro de alta velocidade;
3 – custos operacionais diretos reduzidos;
4 – aumento do alcance em rotas com escalas técnicas reduzidas;
5 – economia de combustível de até 1.200 lb. por parada técnica eliminada;
6 – aprovação de aumento de peso bruto de 475 lb. (março de 2018);
7 – suplemento do AFM (manual de vôo da aeronave) – AFMS – separado para aumento do peso bruto e de dados de pouso e decolagem (TOLD – Takeoff and Landing Data); e,
8 – maior valor de revenda da aeronave.

A instalação pelo STC inclui a adição dos winglets, reforço estrutural da asa na seção de extremidade e atualização do FMS (sistema de gerenciamento de vôo), com aumento do peso bruto.

A fabricação do winglet é um projeto de laminado de carbono/epóxi com núcleo endurecido que é resistente a danos. O design de componente de material composto integrado elimina os fixadores externos, resultando uma aparência suave e elegante. As capas de ponta são de alumínio polido e são fixadas com parafusos removíveis, permitindo a substituição em caso de danos. A fixação à asa é uma junta intercambiável que permite a substituição conveniente do winglet. O sistema de iluminação winglet utiliza todas as luzes LED para aumentar significativamente a confiabilidade.

Anteriormente ao projeto de winglet para o Citation Sovereign, a Winglet Technology e a Duncan Aviation, junto à Cessna, desenvolveram STC com projeto de winglet elíptico (Elliptical Winglet) para o jato executivo Cessna Citation X, lançado como a aeronave civil mais rápida do mundo com capacidade de velocidade máxima de MACH 0,92.

Tal como o Winglet Transitional (do Citation Sovereign), winglet elíptico (Elliptical Winglet) para o Citation X e também para o Citation X+ envolveu projeto de peça de laminado de carbono/epóxi com núcleo endurecido que é resistente a danos. O design de componente de material composto integrado elimina os fixadores externos, resultando uma aparência suave e elegante. As capas de ponta são de alumínio polido e são fixadas com parafusos removíveis, permitindo a substituição em caso de danos. A fixação à asa é uma junta intercambiável que permite a substituição conveniente do winglet. O sistema de iluminação winglet utiliza todas as luzes LED para aumentar significativamente a confiabilidade.

Citation X





A Winglet Technology recebeu a aprovação STC da FAA para o winglet elíptico (Elliptical Winglet) para o jato executivo Cessna Citation X em junho de 2009. Desde então, o Citation X/X+ wingleted foi aprovado pela EASA (Europa), TCCA (Canadá), ANAC (Brasil) e DGAC (México).

O STC aprovado se aplicou aos jatos com registro de produção até o sn 172, com ou sem aumento de peso bruto de 400 lb., e a partir do sn 173.

A atualização do Citation X com o exclusivo design de winglet elíptico da Winglet Technology fornecerá aos operadores de jatos do modelo modificado melhoramentos de performance significativos, entre os quais:
1 – maior velocidade em altitudes mais elevadas;
2 – menor no tempo de subida e gradiente de subida aprimorado;
3 – níveis de cruzeiro iniciais mais elevados;
4 – maior capacidade em alcance; e,
5 – performance de decolagem melhorada em condição de alta temperatura e alta altitude.

A Winglet Technology faz as seguintes considerações de ordem econômica para o retrofit de instalação do winglet elíptico (Elliptical Winglet):
1 – redução do consumo de combustível;
2 – aumento de até 8% nos perfis para cruzeiro de alta velocidade;
3 – custos operacionais diretos reduzidos;
4 – aumento do alcance em rotas com escalas técnicas reduzidas;
5 – economia de combustível de até 2100 lb. por parada técnica eliminada;
6 – aprovação de aumento de peso bruto de 475 lb. (março de 2018); e,
7 – valor de revenda de aeronaves aprimorado, com agregação integral do custo do winglet.

A instalação do STC inclui a adição dos winglets, reforço estrutural da asa externa, luz de navegação/anticolisão na cauda e atualização do computador de aviônicos integrado IC-800 e dos documentos de manual de vôo e suplementos de manual de operação, e uma versão atualizada da suíte de planejamento e performance de vôo CessnaNAV, com os módulos-calculadoras CPCalc (Citation Performance Calculator).

Foram produzidos e entregues, entre 1996 2 e 2017, 337 jatos Citation X, sendo 314 jatos na variante “X” e apenas 23 na variante “X+”.

O Citation X tem as seguintes especificações:
– comprimento de 72,53 pés (22,04 m.) – e de 73 pés e 7 pol. (22,43 m.) no “X+”;
– asa de envergadura de 63,6 pés (19,39 m.), com área alar de 48,96 m² – e de 69 pés e 2 pol. (21,08 m.), uma diferença de 1,69 m. (8,7%) no “X+”;
– peso vazio de 22.131 lb. (10.038 kg);
– MTOW de 36.600 lb. (16.600 kg.) – de até 36.100 lb. (16.375 kg) no “X”; e,
– teto de serviço de 51.000 pés.
[EL] – c/ fontes