Winglet Technology anuncia que irá expandir STC/CST de winglet no Cessna Citation Sovereign para incluir a variante Sovereign+ e também divulga a instalação do 100º kit de winglet em Citation X, em 25.10.22


A Winglet Technology alterará seu atual Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) de winglet no Cessna Citation Sovereign (C680) para incluir a variante Sovereign+, anunciou (especialista de Wichita, no Kansas/EUA) no diA 19, durante a programação da feira de aviação executiva americana na NBAA-BACE 2002.

O presidente da Winglet Technology, Bob Kiser, chamou o STC modificado (ampliado) de uma continuação natural do original STC original, para o Sovereign, concedido pela FAA em junho de 2017 e pela EASA em abril de 2020.

A Winglet Technology também já divulgou que adicionaria no STC o Cessna Citation Latitude.

Até o momento, a Winglet Technology entregou mais de 35 kits de modificação para instalação do sistema de “winglet transicional” para clientes de jatos Sovereign, nacionais (americanos) e internacionais (fora do EUA). “Vimos interesse em nossos winglets de proprietários de cada linha de produtos Sovereign, Sovereign+ e Latitude”, explicou Kiser.

O STC modificado se aplicaria a uma frota combinada de mais de 700 jatos.

Os winglets no Cessna Sovereign permitem que a aeronave modificada suba para o FL450 com um peso máximo de decolagem de 30.755 lb. (13.960 kg). Além disso, os winglets aumentam a velocidade da aeronave em até 35 KT ao topo da subida, bem como uma ascensão do FL450 para o FL470 (2.000 pés) com um maior peso de 3.000 lb. (1.362 kg) do que um Sovereign original (com asa sem winglet).

Outros itens de desempenho incluem uma melhoria de alcance de até 340 MN quando a carga-paga é limitada e uma melhoria no limite combinado de peso, altitude e temperatura (WAT – Weight, Altitude and Temperature), de 8ºC ou 2.000 lb. (900 kg) em decolagem de pista em elevação de 5.000 pés ou mais. Os gradientes de subida do segundo segmento são melhorados em 0,5 a 0,7% com maior MTOW.

A Winglet Technology também anunciou recentemente que entregou seu 100º kit de winglet elíptico para o jato Cessna Citation X. O kit de marco foi instalado pela Yingling Aviation, em Wichita, que recentemente se tornou uma instaladora autorizada da Winglet Technology.

A STC/CST para o kit do winglet elíptico para o Citation X foi obtido da FAA em junho de 2009, seguido pela aprovação da EASA em 2010. Além disso, a Cessna anunciou em 2010 que selecionou o design do winglet elíptico (da Winglet Technology) para a variante de produção atualizada Citation X+, cujas entregas começaram em 2014.

“Para os Citation X que incorporam o STC, os winglets fornecem um aumento de alcance de 315 MN quando a carga-paga é limitada a um Citation X não equipado com winglet”, disse Kiser. “O consenso geral entre os operadores do Citation X é que os winglets aumentam a estabilidade lateral e direcional de suas aeronaves”, revelou Kiser.

Este ano também marca o 10º aniversário do vôo recorde de um Citation X equipado com winglet elíptico. O vôo do Aeroporto Internacional de Anchorage para o Aeroporto Internacional de Miami – uma distância de 3.479 MN – excedeu o alcance máximo publicado de um Citation X original (sem winglet) e registrou um tempo recorde de sete horas e 11 minutos (07h11m) a uma velocidade média de 482 KT. [EL] – c/ fontes


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https://aib-el.com.br/site/winglet-tech-escolhendo-o-cessna-citation-latitude-para-seu-novo-projeto-em-15-07-22/