Yingling inicia trabalhos de conversão cargueira de Beechcraft 1900D, em 07.12.21


A Yingling Aviation anunciou que iniciou serviços de conversão para transporte de carga de um de dois bimotores turboélice Beech 1900D da Alpine Air Express, uma operadora pelo regulamento PART-135 com sede em Provo, no Utah/EUA, que pertenceram à Great Lakes.

Com base no Aeroporto Nacional de Wichita/Eisenhower, no Kansas, a Yingling está reconfigurando o turboélice em seu hangar de 10.000 pés quadrados (930 m²) – um dos três hangares que adquiriu da antiga LeaseCorp no início deste ano.

Ao todo, a Alpine Air possui 32 aviões Beech 1900D, numa frota de 72 aeronaves.

Representantes da Yingling disseram que não está claro quantos desses 32 aviãoes Beech 1900D serão convertidos para cargueiros pela organização de MRO, e também provedora FBO, via o STC/CST adquirido pela Alpine. Porém, a expectativa é que seja mais do que os dois aviões atualmente em seu hangar para a modificação.

“Podemos acomodar esta oportunidade excepcional porque passamos os últimos 18 meses expandindo instalações e atualizando nossas capacidades para lidar com esse tipo de programa abrangente”, disse o presidente da Yingling, Andrew Nichols. “Começaremos trabalhando em duas aeronaves por vez e teremos a capacidade de adicionar mais conforme ganharmos experiência”.

O presidente e CEO da Alpine Air, Michael Dancy, disse que a conversão de passageiro em carga do Beechcraft 1900D permitirá que sua empresa “envie mais com menos. Com nossa nova frota estratégica que incorpora esses Beech 1900D reconfigurados, agora podemos fornecer mais eficiência para cargas expressas, individualizadas, e com custos mais acessíveis para nós e nossos clientes”.

O Beechcraft 1900 é um bimotor turboélice (com unidade Pratt & Whitney Canada PT6A) pressurizado, com empenagem em “T”, com capacidade para 19 passageiros, projetado e usado principalmente como um avião comercial regional, mas também aproveitado como avião de carga e transporte corporativo, incluindo uso por organizações governamentais e militares. Com o mercado voltando-se para jatos regionais maiores, a Raytheon encerrou a produção em outubro de 2002, após produção de um total de 695 aparelhos “1900”.

O “1900” sucedeu os modelos Beech 18 e Beech 99, também tendo derivação da Família King Air, da Beechcraft. O primeiro vôo foi em 1982, a certificação Tipo da FAA foi em 1983 e a entrada em serviço em 1984.

A primeira versão, a “1900” pura teve apenas três aparelhos produzidos, com suas duas porta-escadas de acesso para passageiros. A Beechcraft acabou modificando o projeto inicial com a variante 1900C, com a eliminação da porta-escada traseira, e adoção de asa-úmida – com todas as seções das asas sendo aproveitadas como célula-tanque de combustível. As duas variantes eram equipadas como motor PT6A-65B, de 1.100 SHP. O 1900D ganhou motorização The PT6A-67D. de 1.279 SHP, com hélice Hartzell quadripá com material composto, e a cabine foi redimensionada, para melhor acomodação dos passageiros; asa ganharam winglet e a cabine instrumentos EFIS. O 1900D foi re-certificado pelo regulamento PART-23. A variante mais popular do modelo, foram produzidos 439 aparelhos 1900D.

As principais características do 1900D:
1 – dimensões:
– comprimento: 57 pés e 8 pol (17,62 m.)
– altura: 15 pés e 5 pol (4,72 m.)
– envergadura: – 57 pés e 9 pol (17,64 m.)
2 – capacidade: 19 passageiros (e dois pilotos) e carga-útil de 2.882 kg (6.356 lb.)
3 – Pesos:
– peso vazio: 4.732 kg (10.434 lb.)
– peso bruto: 7.814 kg (17.227 lb.)
– MTOW: 7.764 kg (17.120 lb.)
– capacidade de abastecimento: 2.022 kg (4.458 lb.)
4 – desempenho:
– velocidade de cruzeiro (à 20.000 pés): 280 KT
– teto de serviço: 25.000 pés
– alcance: 680 MN, com 19 pax. e atendendo regra de autonomia de operação IFR com alternado de 100 MN e espera de 45 min. [EL] – c/ fontes