ZeroAvia assina acordo com a britânica RVL Aviation para aeronaves Cessna Grand Caravan adaptadas com o “trem de força” ZA-600, em 19.05.25


O grupo de serviço aéreo de carga RVL Aviation (de Derby, no Reino Unido) planeja introduzir em sua frota a aeronave Cessna Grand Caravan 208B, adaptada com os sistemas de propulsão hidrogênio-elétricos da ZeroAvia.

No dia 13, a fabricante americana (de Everett, Washington) ZeroAvia divulgou a assinatura de acordo com a RVL Aviation que viabilizará a RVL operar aeronaves Cessna Grand Caravan (originalmente monomotor turboélice) adaptadas com o “trem de força” ZA-600 (de 600 kW), elétrico a hidrogênio e com emissão zero, da ZeroAvia.
Os vôos (serviços aéreos) pelas Ilhas Britânicas começarão assim que a certificação do motor (“trem de força”), a integração da fuselagem e os serviços planejados forem obtidos e todo o trabalho de adaptação e treinamento for concluído.

Operadora de lançamento da ZeroAvia, a RVL Aviation realizará os primeiros serviços de carga com emissão zero no Reino Unido, provavelmente as primeiras operações comerciais de hidrogênio elétrico do mundo.

Análises realizadas pela RVL e ZeroAvia confirmam que o Cessna Caravan equipado com o “trem de força” (power train) ZA-600 atenderia aos requisitos operacionais existentes, eliminando virtualmente o impacto climático das operações.

Atualmente, existem quase 1.000 aeronaves operando rotas de carga em todo o mundo que, no futuro, poderão ser equipadas com o trem de força ZA-600.

O acordo atual concentra-se em um tipo de aeronave, o Cessna Caravan 208B, com a RVL trabalhando com a especialista em emissões zero MONTE no arrendamento das aeronaves. Os parceiros explorarão oportunidades para lançar novas operações com os originais turboélices de pequeno porte adaptados para motorização por eletricidade na crescente rede da RVL, com base no sucesso das operações iniciais, bem como expandir a tecnologia para suas outras operações quando a tecnologia e as condições operacionais permitirem.

A RVL Aviation é uma prestadora de serviços de aviação especializada com mais de 40 anos de experiência. A empresa e seus profissionais qualificados oferecem sua expertise a uma ampla gama de organizações governamentais e do setor privado, contribuindo para o apoio a agendas de prosperidade econômica e ambiental. A RVL Aviation tem sede no Aeroporto de East Midlands, operando principalmente a partir de seu hangar e centro de manutenção, e suas capacidades incluem levantamento aéreo, vigilância aérea, serviços de dispersão e fretamento de aeronaves.

Dave Connor, CEO da RVL Aviation, afirmou: “Esta é uma iniciativa genuinamente empolgante e um passo crucial para a nossa ambição de estar no centro do esforço global para descarbonizar este setor. A equipe da ZeroAvia fez um trabalho notável para liderar e desenvolver esta tecnologia, e todos na RVL Aviation se orgulham de estar neste caminho ao lado de outras empresas com visão de futuro. Sustentabilidade não é uma ação única. Em vez disso, é uma série de passos: alguns pequenos, alguns grandes, que se somam ao progresso inexorável que a sociedade exige e que todos nós buscamos. Esta iniciativa de emissão zero é um grande passo, e estamos ansiosos para operar os primeiros voos comerciais regulares com esta aeronave”.

Os motores híbridos-elétricos por hidrogênio da ZeroAvia utilizam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade que alimenta os motores elétricos que giram os propulsores, tendo como único subproduto a água. Análises sugerem que a mudança para a propulsão a célula de combustível pode proporcionar uma redução geral do impacto climático na ordem de 90%. Além disso, a propulsão elétrica a hidrogênio pode reduzir os custos operacionais gerais para as transportadoras devido à menor necessidade de manutenção e aos menores custos de combustível nas operações em escala.

Val Miftakhov, fundador e CEO da ZeroAvia, afirmou: “Hoje é um dia de orgulho para toda a nossa equipe em nossa busca por um futuro de vôo limpo, pois agora temos um operador de lançamento confirmado com planos concretos para voar aeronaves equipadas com o motor ZA-600. Temos o projeto do motor; temos os planos de integração para a fuselagem de lançamento; temos as soluções para fornecer o combustível de hidrogênio; e temos os clientes que desejam operar as primeiras rotas. Agora, precisamos redobrar nossa atenção nos testes de certificação que colocarão essa rota em operação e, em seguida, aumentar a produção para nossos outros clientes confirmados do ZA-600”.

A ZeroAvia já testou exaustivamente um protótipo de seu primeiro motor (“trem de força”) ZA-600 a bordo de uma aeronave Dornier 228, a partir da sua base no Reino Unido, com o “trem de força” atualmente sujeito a um pedido de certificação junto à CAA (autoridade de Aviação Civil) do Reino Unido. A ZeroAvia também realizou testes avançados em solo no EUA e no Reino Unido para as principais tecnologias de base do sistema ZA-2000 (de 2 MW), incluindo tanques criogênicos para armazenamento de hidrogênio líquido e sistemas proprietários de propulsão elétrica e célula de combustível PEM de alta temperatura. O “trem de força” ZA-2000 suportará aeronaves turboélice regionais com até 80 assentos, como o ATR-72 ou o DASH-8-400. [EL]