ZeroAvia convertendo na Califórnia/EUA o segundo Do-228 com sistema de propulsão hidrogênio-elétrico, para iniciar testes de vôo em mais até quatro meses, em 15.05.22


A ZeroAvia anunciou no dia 06 que começou a preparar uma segunda aeronave Dornier Do-228 para servir de banco de testes para seu sistema de propulsão hidrogênio-elétrico. O avião, com capacidade original de 19 assentos, está na sede da empresa em Hollister, na Califórnia/EUA, onde está sendo equipado com “trem de força” (Power Train) – caixa geradora de energia – ZA600 desenvolvido pela equipe da unidade ZeroAvia sediada no Reino Unido sob o projeto HyFlyer II financiado pelo governo britânico.

O Do-228 está sendo convertido mantendo um de seus dois motores turboélice originais para funcionamento em conjunto com o “trem de força” ZA600.

Segundo a Zero Avia, poderá levar mais três ou quatro meses para preparação do Do-228 para iniciar os vôos de teste.

A ZeroAvia tem meta da certificação do “trem de força” (Power Train) – caixa geradora de energia – ZA600, de 600 kW, pela FAA em 2024. Este sistema será destinado para alimentação de aeronaves com capacidade na faixa de 10 a 20 assentos, em rotas de até 500 milhas.

Enquanto isso, a ZeroAvia está alinhando parceiros com os quais testará a viabilidade de uma variedade de aplicações de passageiros, carga e industriais para a aeronave.

“Este novo projeto na Califórnia nos permitirá usar as arquiteturas de nossa iniciativa HyFlyer II, onde estamos trabalhando com a mesma aeronave, e aplicar essas lições à medida que testamos e demonstramos o sistema em vários casos de uso diferentes”, disse o fundador e CEO da ZeroAvia, Val Miftakhov, para completar: “Em última análise, isso nos ajudará a otimizar nosso projeto de trem de força de emissão zero antes da certificação”. [EL] – c/ fontes