ZeroAvia e cia. aérea regional do Reino Unido Loganair assinam acordo para trabalhar na potencial adoção de motores elétricos a hidrogênio para apoiar vôos com emissão zero, em 25.06.25

No dia 17, em meio à programação da feira aeronáutica Paris Air Show, a ZeroAvia anunciou que assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Loganair, principal cia. aérea regional do Reino Unido, para trabalhar na potencial adoção de motores elétricos a hidrogênio para apoiar vôos com emissão zero.
Inovadora líder em motores de aeronaves com emissão zero, a ZeroAvia está avançando na certificação de um trem de força elétrico a hidrogênio de 600 kW para aeronaves de 10 a 20 assentos junto à Autoridade de Aviação Civil (CAA) do Reino Unido. Visando o Cessna Caravan como célula de lançamento, a ZeroAvia pretende obter Certificados de Tipo Suplementar (STC) adicionais para outras aeronaves nesta categoria, incluindo o Twin Otter, uma célula popular operada pela Loganair para atender comunidades nas Terras Altas e Ilhas da Escócia (Scottish Highlands & Islands). Simultaneamente, a ZeroAvia está desenvolvendo o motor modular ZA-2000 para aeronaves de 40 a 80 assentos, como a família ATR, que a Loganair opera atualmente com mais de 20 dessa aeronave.
Os motores elétricos a hidrogênio utilizam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade para alimentar os motores elétricos que giram os propulsores, tendo como único subproduto a água. Com aeronaves turboélice regionais operando abaixo da formação típica de condensação de condensação, o impacto das emissões em vôo é efetivamente zero. A ZeroAvia destaca que esses novos motores prometem reduções de custos para as cias. aéreas. As necessidades de manutenção substancialmente menores dos motores elétricos a hidrogênio significarão uma redução na manutenção e no tempo de inatividade da frota de uma companhia aérea, com o hidrogênio combustível também projetado para ser significativamente mais econômico do que o querosene ao longo do tempo.
O acordo (Mou – Memorando de Entendimento) da ZeroAvia com a Loganair consolida alguns dos laços crescentes da ZeroAvia na Escócia. A ZeroAvia mantém uma parceria de longa data para explorar a infraestrutura aeroportuária de hidrogênio combustível com o Aeroporto de Glasgow e anunciou recentemente planos, juntamente com o primeiro-ministro da Escócia, para estabelecer seu centro de fabricação de células de combustível de hidrogênio próximo ao aeroporto e à sede da Loganair.
Val Miftakhov, fundador e CEO da ZeroAvia, afirmou: “É difícil não ficar impressionado com a dedicação e a paixão de Luke [CEO da Loganair] e da equipe em fornecer conectividade crucial aos seus clientes. A malha aérea da Loganair se presta muito bem à adoção de nossa tecnologia de motores ZA-600 e ZA-2000 após a certificação, então esperamos que este possa ser o início de um relacionamento duradouro com os clientes da ZeroAvia e de um transporte mais limpo para passageiros na Escócia e no Reino Unido”.
Luke Farajallah, CEO da Loganair, afirmou: “Os compromissos recentes da ZeroAvia de trazer seu centro de fabricação de células de combustível de hidrogênio para Glasgow e o forte engajamento entre nossas equipes seniores tornaram este próximo passo totalmente possível e lógico. O futuro do vôo sustentável dependerá de empresas como a ZeroAvia e a Loganair como pioneiras em novas tecnologias, e consideramos o trabalho realizado por Val [CEO da ZeroAvia] e sua equipe incrivelmente inspirador e realista quando comparado ao nosso próprio trabalho e às nossas metas ambiciosas neste setor. Acreditamos verdadeiramente que a frota e a rede da Loganair são a combinação perfeita entre companhia aérea e região ao considerarmos o conjunto de produtos da ZeroAvia e estamos ansiosos para trabalhar juntos para proporcionar um futuro mais verde”.
A ZeroAvia está liderando a transição para um futuro limpo do vôo, desenvolvendo tecnologias de propulsão elétrica para a aviação, a fim de gerar custos e emissões mais baixos, ar mais limpo, redução de ruído, independência energética e maior conectividade. A empresa está desenvolvendo motores elétricos a hidrogênio (alimentados por células de combustível) para segmentos de aeronaves comerciais existentes e também fornecendo tecnologias de componentes de propulsão elétrica e a hidrogênio para novas aplicações de transporte aéreo elétrico (incluindo aeronaves de asa fixa elétricas movidas a bateria, híbridas e células de combustível, novos projetos de eVTOL, aeronaves de asas rotativas e veículos aéreos não tripulados). A ZeroAvia submeteu seu primeiro motor completo para aeronaves de até 20 assentos para certificação e está trabalhando em um trem de força maior para aeronaves de 40 a 80 assentos, com marcos significativos em testes de vôo e regulatórios alcançados pela FAA (EUA) e CAA-Reino Unido.
A Loganair é a principal companhia aérea regional do Reino Unido, operando mais de 70 rotas no Reino Unido e na Europa. Fundada em 1962, é reconhecida por conectar comunidades regionais com serviços aéreos confiáveis e convenientes.
ZeroAvia recebe subsídio do governo do Reino Unido para desenvolvimento e teste de vôo de sistema de combustível de hidrogênio líquido – projeto LH-SIFT, apoiado pelo Instituto de Tecnologia Aeroespacial, Departamento de Negócios e Comércio e Inovação do Reino Unido
No dia 16, em meio à programação da feira aeronáutica Paris Air Show, a ZeroAvia anunciou que o Governo do Reino Unido concedeu à empresa e aos parceiros de consórcio uma subvenção para um projeto de £ 10,8 milhões para desenvolver um novo sistema de gerenciamento de hidrogênio líquido. O projeto, cofinanciado pelo Programa ATI (Aerospace Technology Institute – Instituto de Tecnologia Aeroespacial), culminará na integração do sistema de combustível leve no modelo de transporte regional Dornier 228 (Do-228) antes de uma série de testes de vôo.
O projeto LH-SIFT – Liquid Hydrogen System Integration & Flight Test (Integração e Teste de Vôo do Sistema de Hidrogênio Líquido) desenvolverá rapidamente um LHMS – Liquid Hydrogen Management System (Sistema de Gerenciamento de Hidrogênio Líquido (LHMS) e criará uma capacidade de teste de vôo adaptável. Essa capacidade beneficiará as cadeias de suprimentos de LH2 (hidrogênio líquido) do Reino Unido e do mundo, acelerando o amadurecimento das tecnologias de hidrogênio líquido.
O sistema de gerenciamento de LH2 desenvolvido como parte do LH-SIFT é composto por um novo projeto de tanque metálico leve e sistemas de suporte para enchimento (abastecimento) e gerenciamento de armazenamento e distribuição. Os parceiros do consórcio Green Resource Engineering e Gas & Liquid Controls colaborarão com a ZeroAvia em sistemas de enchimento, alimentação, ventilação e vaporização.
O projeto também estabelecerá o primeiro banco de testes de fuselagem (aeronave) comercial de hidrogênio líquido do mundo, proporcionando oportunidades únicas para projetos posteriores desenvolverem e testarem componentes de sistemas de combustível criogênico para aviação em voo, construindo uma sólida liderança no Reino Unido nessa área.
A ZeroAvia está avançando na certificação de um trem de força elétrico-hidrogênio de 600 kW para aeronaves de 10 a 20 assentos, utilizando hidrogênio gasoso como combustível. No entanto, a empresa também está desenvolvendo a próxima geração de motores de célula de combustível para aeronaves com seu ZA-2000 para aeronaves de 40 a 80 assentos, e apoiando outros casos de uso de alta potência por meio de sua oferta de componentes. Para dar suporte às missões típicas dessas aeronaves, é necessário fazer a transição para o armazenamento de combustível de hidrogênio líquido – armazenando combustível a temperaturas criogênicas em torno de -253°C – o que permite mais energia por volume. Além de abastecer plataformas de aeronaves maiores, aeronaves menores com emissão zero também podem se beneficiar do uso de hidrogênio líquido para ampliar sua capacidade.
James McMicking, diretor de estratégia da ZeroAvia, afirmou: “O hidrogênio líquido é necessário para atingir a densidade de energia volumétrica e gravimétrica exigida por aeronaves maiores com emissão zero, que nenhuma outra solução oferece. Este projeto impulsionará ainda mais a evolução da tecnologia do hidrogênio líquido e proporcionará a capacidade de testá-la e validá-la em vôo e durante as operações de reabastecimento. Isso ajudará a liberar investimentos do ecossistema aeroespacial mais amplo, que pode escalar a tecnologia de aeronaves com emissão zero e a infraestrutura aeroportuária de hidrogênio de apoio. Com as capacidades do Reino Unido no centro deste projeto, ele representa uma grande oportunidade para a cadeia de suprimentos de manufatura avançada do Reino Unido”.
A Ministra da Indústria do Governo do Reino Unido, Sarah Jones, referindo-se a este projeto e a outros investimentos da ATI anunciados, disse: “Este governo está apoiando o crescimento do nosso setor aeroespacial e este investimento o manterá na vanguarda da inovação, não apenas gerando crescimento econômico, mas também impulsionando a meta de zero emissões líquidas até 2030, dois pilares fundamentais do nosso Plano para a Mudança. Esta é a mais recente conquista para o setor aeroespacial britânico na preparação para o lançamento da nossa Estratégia Industrial, que impulsionará o crescimento dos nossos setores de manufatura avançada e defesa, levando-os a novos patamares, gerando novos empregos altamente qualificados para todos os cantos do Reino Unido”.
No mês passado, a ZeroAvia anunciou a criação de seu Centro de Excelência em Hidrogênio para a fabricação de sistemas de células de combustível no Distrito de Inovação em Manufatura Avançada da Escócia, em Glasgow. O projeto LH-SIFT reforçará a expertise que a ZeroAvia adquiriu em sua principal base no Reino Unido, em Gloucestershire, em torno da gestão de combustível de hidrogênio líquido. [EL]