ZeroAvia obtém da autoridade britânica autorização para vôo do Do-228 híbrido hidrogênio-elétrico, que acontecerá no início do ano, em 30.12.22


A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) concedeu para a ZeroAvia uma autorização de vôo para o Dornier Do-228 modificado para plataforma-demonstradora híbrida de fontes hidrogênio-elétrica.

A aeronave híbrida (mantendo um motor turboélice original) voará após uma “extensa campanha de testes em solo e uma revisão rigorosa do programa de desenvolvimento completo”, de acordo com anúncios recentes da ZeroAvia.

Com a aprovação, a ZeroAvia pode agora iniciar os primeiros voos de teste de seu “trem de força” hidrogênio-elétrico de 600kW (ZA-600). O bimotor Dornier 228 (avião de 19 assentos) foi modificado com uma bancada de testes para avaliar a motorização híbrida instalada na asa esquerda, mantendo seu motor turboélice original do projeto – Honeywell TPE-331 – na asa direita. A combinação deve permitir redundância e segurança no vôo, caso surja algum imprevisto.

O projeto HyFlyer II da ZeroAvia pode ter um avanço semelhante à medida que o sistema se aproxima da conclusão.

O HyFlyer é um importante programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) apoiado pelo Programa ATI do governo do Reino Unido, destinado a fornecer um “trem de força” híbrido por hidrogênio-elétrico de 600 kW para aeronaves de 9 a 19 assentos. Graças aos relacionamentos preexistentes com a CAA, a ZeroAvia conseguiu estabelecer “requisitos muito mais rigorosos” para seu novo testador do que na estrutura E-Conditions (Condição para operação elétrica) anterior. Esse programa foi usado para avião-demonstrador de 6 lugares (em um monomotor Piper) da ZeroAvia em 2020.

A ZeroAvia não emitiu uma data ou prazo precisa para o primeiro vôo do Do-228, apenas declarando que o primeiro regime de teste começará no início de 2023. [EL] – c/ fontes