Zurich conclui 50% da obra da nova pista do Aeroporto de Macaé (RJ), em 31.01.24
A Zurich Airport Brasil divulgou a marca de 50% de serviço concluso da obra de construção da nova pista do Aeroporto de Macaé (SBME), no litoral norte do RJ. Segundo a concessionária, na primeira metade da construção foram realizados os serviços de terraplenagem, drenagem e tratamento de solos.
Até abril, a obra estará em pausa técnica para que as camadas de materiais que foram depositadas sobre o aterro se acomodem. Em seguida, será realizada a pavimentação, a sinalização e o balizamento, além da realocação de equipamentos de auxílio à navegação, construção de taxiways e a ampliação do pátio de aeronave de asa rotativa.
A obra da nova pista foi iniciada em junho passado. A previsão é a conclusão da obra em abril.
A nova pista terá 1.410 m., e permitirá mudança de categoria do terminal, que poderá receber aeronaves de maior porte, e tornará o aeroporto o único do Brasil para operações offshore com duas pistas. A pista atual, seguirá sendo utilizada para operações offshore. Atualmente, o Aeroporto de Macaé responde por cerca de 55% das operações offshore na região.
O aeroporto hoje é homologado para receber aeronaves de código B (com autorização para operação de aeronave ATR-72 somente em Condições Meteorológicas Visuais – VMC), e com a nova pista poderá operar aeronaves de código C.
A pista atual (06/24) tem 30 x 1.200 m., com pavimento flexível de asfalto (resistência PCN 19/resistência de subleito baixa), com RESA de 90 x 60 m. nas duas cabeceiras. O aeroporto é homologado para operações VFR diurno/noturno e IFR diurno/noturno.
A construção da nova pista está sendo executada pelo Consórcio Bem Voar, formando pelas construtoras Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia.