Zurich implantando sistema de energia por fonte renovável para aeronaves em solo nos aeroportos de Florianópolis e Vitória – programa vai reduzir a emissão de cerca de 2.500 toneladas de CO2 por ano nos 2 aeroportos -, e por implementar em São Gonçalo do Amarante/Natal até o final do ano, em 02.06.24


Conforme nota no seu portal no dia 22, o Ministério de Porto e Aeroportos divulgou que a operadora Zurich Airport Brasil vai oferecer, nos aeroportos concessionados de Florianópolis (SBFL), em SC, e Vitória (SBVT), no ES, sistema que fornece energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo.

A Zurich Airport Brasil investiu R$ 21 milhões para instalar o sistema nas 10 pontes de embarque de Florianópolis e nas 6 pontes do terminal da capital capixaba.

Entre setembro e início de outubro do ano passado, as maiores transportadoras aéreas brasileiras – Azul, Gol e LATAM – firmaram contrato com a operadora aeroportuária para utilizar o serviço.

A busca por uma aviação mais sustentável é prioridade para a infraestrutura aeroportuária das concessionárias brasileiras.

A implantação de sistema de suprimento de energia elétrica por fontes renováveis para as aeronaves em solo pela Zurich visa contribuir com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com as estratégias de ESG da indústria da aviação. Os equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões em solo funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto, adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável). A solução fornece os 400 Hz de energia elétrica necessários e ainda o ar pré-condicionado (PCA) para os aviões.

O fornecimento de energia autônoma para aeronaves em solo, convencional, é por meio de geradores externos a diesel (GPU), em alternativa ao uso de fonte auxiliar de energia (APU) da própria aeronave, alimentado por QAv – querosene de aviação (combustível da própria aeronave), para garantir o funcionamento de sistemas da aeronave enquanto parqueada. Ao eliminar o uso das GPU e APU, planeja-se reduzir a emissão de cerca de 1.300 toneladas de CO₂ por ano no terminal de Florianópolis e 1.200 toneladas anuais no Aeroporto de Vitória, somando os dois casos 2.500 ton. de CO₂ ao ano.

Segundo a empresa, até o final deste ano, o sistema chegará ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (SBSG), na região metropolitana de Natal, no RN, com um novo aporte de quase R$ 6,8 milhões.

“Para sermos efetivos na contribuição com a agenda climática, precisamos transformar em ações nosso compromisso com o meio ambiente. O importante investimento feito pela Zurich Airport Brasil nesse projeto reforça a prioridade do tema para a empresa e representa um avanço na nossa estratégia de ESG”, destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

O programa ESG – de uso de sistema de fornecimento de energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo – conta com a adesão das principais companhias do país: Azul, Gol e LATAM firmaram contrato com a Zurich para usar o serviço desde o início do funcionamento.

O projeto tem o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) e da Associação Brasileira de Aeroportos (ABR).

“A jornada de descarbonização do setor aéreo é um compromisso amplo, que envolve companhias e aeroportos. Essa iniciativa da Zurich reflete a importância de ações complementares, com efeito, imediato, para que o setor possa atingir o objetivo de neutralização de emissões até 2050. No caso das aéreas, a jornada de descarbonização também inclui medidas como a revisão de rotas para ganho de eficiência e incentivo ao uso do SAF no longo prazo,” afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.

Segundo o CEO da ABR Aeroportos do Brasil, Fábio Rogério Carvalho, “o compromisso dos aeroportos brasileiros concedidos com a sustentabilidade da aviação não só é reconhecido nas diversas premiações de entes regulados, em âmbito nacional e internacional, mas também nos investimentos realizados a médio e longo prazo pelas concessionárias, por meio dos contratos de concessão, que priorizam, de forma perene, ações sob a ótica da agenda ESG nos aeroportos nacionais”.

Nota da Zurich Airport Brasil, no seu portal, de 30/10/2023, divulgou a assinatura de acordo para uso de energia renovável nos aviões em solo com as transportadoras aéreas Azul, Gol e LATAM, para o uso do serviço.

Por ocasião da assinatura do acordo, representantes das três transportadoras deram depoimentos.

“Todos os esforços conjuntos para a mitigação dos impactos do setor no meio ambiente são muito bem-vindos. A Gol, há mais de 12 anos, tem agido de forma contínua para neutralizar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), incluindo a renovação de sua frota por um modelo de aeronave mais sustentável, as melhorias operacionais e medidas de mercado, como a compensação individual de CO2 pelos clientes e suas rotas 100% carbono neutro: Recife-Fernando de Noronha, temporariamente suspensa em razão de obras na pista, e Congonhas-Bonito. A iniciativa do uso de energia renovável para aeronaves em solo segue uma tendência mundial e, no Brasil, esperamos que em breve outros aeroportos façam investimentos semelhantes”, disse Eduardo Calderon, diretor do Centro de Controle de Operações (CCO) e Engenharia da Gol Linhas Aéreas.

Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil, reconheceu a necessidade de sinergia entre as empresas para a promoção de uma aviação mais sustentável. Sato declarou: “Precisamos do envolvimento do setor como um todo para o desenvolvimento de iniciativas que contribuam com a descarbonização da aviação de ponta a ponta. Os esforços de parceiros como a Zurich Airport Brasil, com a utilização de energia renovável para nossas operações em solo, são muito bem-vindos e dão ainda mais impulso para alcançarmos nossas metas sustentáveis”.

Para Diogo Youssef, gerente de engenharia de operações de vôo e eficiência de combustíveis da Azul, a iniciativa colabora ainda mais com a parceria que já existe da companhia com essas duas bases para reduzir ao máximo o consumo de querosene (QAv) em solo. “Já adotamos o programa APU Zero nesses dois aeroportos e poder contar com a solução de energia renovável da Zurich Airport Brasil nesse momento de embarque/desembarque dos clientes irá ampliar nossa atuação e melhorar os nossos resultados. Vamos, todos juntos, colaborar para baixar ainda mais o consumo de combustível pelas aeronaves em solo para além dos 73% que já conseguimos apenas com o desligamento do APU em 18 bases pelo país”, explicou Youssef.

A Área de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil atua com foco em quatro temas centrais: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar.

Os três primeiros aeroportos em concessão da operadora – Florianópolis, Vitória e Macaé (SBME), no RJ – são certificados pela ACA (Airport Carbon Accreditation), pelo trabalho no mapeamento das emissões de carbono. Além disso, os três aeroportos usam drones para inspeção na pista e software próprio e certificado para mapeamento da pegada de carbono. 100% da energia utilizada nos três aeroportos vem de fonte limpa e certificada.