Mídias de aviação AVWeb, Aviation Week e a AIN on line repercutiram imbróglio envolvendo a operadora de frota compartilhada Jet It, HJOPA – HondaJet Owners and Pilots Association (associação de pilotos e proprietários de Honda Jet) e a própria Honda Aircraft, e a ação de segurança da HJOPA de promover um painel-seminário de operação de vôo do HJ HA-420 em reação a oito incidentes/acidentes de excursão de pista recentes (em 12 meses), em 19.06.23
Três mídias especializadas de aviação, a AVWeb, a Aviation Week e a AIN on line, postaram artigos, no dia 23 de maio, noticiando o imbróglio envolvendo a Jet It, HJOPA – HondaJet Owners and Pilots Association (associação de pilotos e proprietários de Honda Jet) e a própria Honda Aircraft, quanto à questão de segurança operacional surgida de mais um evento de excursão de pista, e em meio da repercussão da alegação da Jet It de problema técnico do modelo para justificativa do fim de suas atividades, levando a associação a uma primeira manifestação a favor do modelo e a decidir por uma ação de segurança com a organização voluntariamente de um painel-seminário de segurança de operação de vôo, endereçado a eventos de excursão e escape de pista em pouso. Em período recente, foram oito incidentes do tipo com jatos HA-420.
Para a mídia AVWeb, o editor sênior Mark Phelps escreveu post “Fractional operator grounds its HondaJet fleet; Honda rebuts” (Operador de compartilhamento parqueia sua frota Honda Jet; Honda rebate”, detendo-se ao conflito entre a Jet It e a Honda Aircraft.
Assimilando o caso a uma “história com várias reviravoltas”, Phelps escreveu que a Jet It, empresa de propriedade compartilhada, voluntariamente parqueou sua frota de Honda Jet naquela semana após uma ocorrência de excursão de pista em pouso no dia 17 de maio, em Summerville, na Carolina do Sul, que não envolveu uma das aeronaves da empresa.
E que nesse meio tempo, a partir dessa ocorrência, a HJOPA convocou uma reunião de segurança entre seus membros, citando 8 “acidentes” envolvendo Honda Jet nos últimos 12 meses, incluindo o acidente de pouso naquela semana. Nenhuma das oito ocorrências envolveu ferimentos graves, e apenas a excursão de pista na semana passada em Summerville, resultou na perda da aeronave. O jato pegou fogo depois de colidir com uma berma.
Phelps apontou que dos sete “acidentes” restantes, a plataforma ASN (da FSF) registrou que três destes resultaram em danos substanciais, três causaram danos mínimos e, em dois casos, os danos foram listados como “desconhecidos”. O acidente na Carolina do Sul (Summerville) envolveu uma pista relativamente curta de 5.000 pés (1.525 m.), onde o Honda Jet teria aquaplanado durante a corrida de pouso, segundo Phelps.
Segundo Phelps, quanto ao relacionamento Jet It e Honda Aircrat, onde a “história” fica “pegajosa” é o episódio de atrito por ordem comercial. Phelps apontou que, de acordo com o Private Jet Card Comparisons (uma plataforma on-line para usuários finais), em um email para os cotistas, o CEO da Jet It, Glenn Gonzales, chamou o suporte ao cliente da Honda de “totalmente inadequado”, depois dele ter anunciado planos no outono passado para mudança de modelo de aeronave da frota do Honda Jet para o EMBRAER Phenom 300. Subsequente, em dezembro passado, a Honda processou a Jet It por uma suposta quebra de contrato na revenda de uma de suas aeronaves Honda; o processo foi resolvido fora do tribunal.
Segundo Phelps, Gonzales também disse aos cotistas da Jet It que a HJOPA queria que as aeronaves HJ da frota operada pela Jet It fossem parqueadas – um fato que a diretora executiva da associação, Julie Hughes, nega. “Não nos comunicamos com a Jet It sobre esse assunto”, disse Hughes, “e ficamos surpresos ao vê-los caracterizar nossa posição de maneira imprecisa. Não queremos parquear o avião. Acreditamos que o avião é seguro. Queremos usar os dados dos incidentes como base para aprimorar o treinamento de pilotos e a tomada de decisões. De forma alguma achamos que o Honda Jet deva ser aterrado”, disse Hughes.
Phelps reproduziu comunicado de um portavoz da Honda Aircraft: “A decisão da Jet It de parquear sua frota Honda Jet foi feita de forma independente pela Jet It. É importante ressaltar que nem a Honda Aircraft Company nem nenhuma autoridade de aviação recomendaram esse parqueamento. Portanto, não temos comentários sobre a decisão da Jet It de imobilizar sua frota”.
Pela mídia Aviation Week, Bill Carey e Jeremy Kariuki escreveram o artigo “Honda Jet Owners Group plans Safety Standdown” (Grupo de proprietários de Honda Jet) planeja painel-seminário de segurança, dando notícia que a associação (HJOPA) está organizando um voluntário painel-seminário de segurança – de operação de vôo – após oito recentes incidentes de excursão e escape de superfície de pista com jatos HA-420.
Os articulistas escreveram que Julie Hughes, diretora executiva da HJOPA, anunciou painel-seminário de debate e discussão em um vídeo liberado aos membros do grupo após o mais recente incidente de excursão na pista, em 18 de maio, no Aeroporto de Summerville (KDYB), na Carolina do Sul. Hughes citou que houve oito excursões de pista envolvendo jatos Honda Jet HA-420 desde junho de 2022, de acordo com dados da ASN – Aviation Safety Network, plataforma da FSF – Flight Safety Foundation.
Separada e sem relação o anúncio e a chamada da HJOPA para o evento de segurança, a operadora de frota de jatos HJ compartilhados Jet It divulgou que suspendeu a operação dos seus jatos HJ por questão de segurança no dia 19. “O parqueamento dos jatos HJ foi em resposta a um incidente alheio à organização em Summerville [na Carolina do Sul], e por abundância de cautela. Uma aeronave Jet It não envolveu-se neste incidente”, disse o portavoz Akir Khan.
Conforme os articulistas, Hughes posicionou-se frente da estatística de eventos, inclusive o último, em Summerville (amplificado pelas declarações e alegações do CEO da Jet It): “É fundamental que não tiremos conclusões precipitadas ou façamos suposições infundadas”, disse Hughes. “Em vez disso, estamos permitindo que os dados nos informem sobre essa tendência preocupante em nossa plataforma. Essa abordagem baseada em dados nos guiará na tomada de ações apropriadas para aumentar a segurança de cada uma de nossas operações”, prosseguiu Hughes.
O “intervalo” nas atividades de vôo para debate de operação, no painel-seminário de segurança, proporcionará uma oportunidade para os membros se envolverem em discussões de segurança focadas, levando a recomendações de treinamento direcionadas, disse Hughes. “Embora esse painel-seminário seja voluntário, acredito fortemente que é nossa responsabilidade coletiva priorizar a segurança acima de tudo”, acrescentou Hughes.
A associação está colaborando com a provedora de treinamento FSI – FlightSafety International e a fabricante Honda Aircraft para o evento do painel-seminário da HJOPA.
Em resposta a uma inquisição, a Honda Aircraft disse que o painel-seminário de segurança da HJOPA “não se destina a parquear a aeronave e foi previamente combinado antes da ocorrência do acidente mais recente”. A fabricante divulgou que está apoiando a investigação do incidente de 18 de maio em Summerville (KDYB), que não resultou em feridos.
“A Honda Aircraft Co. mantém a segurança e a confiabilidade de nossas aeronaves como nossas principais prioridades, e nossa equipe dedicada está trabalhando em estreita colaboração com o NTSB e a FAA para determinar a causa dessa ocorrência e implementar as medidas necessárias”, divulgou a fabricante. “Em todas as investigações concluídas de eventos de pista anteriores, os investigadores não encontraram fatores causais do design da aeronave ou qualquer mau funcionamento do sistema”, acrescentou a Honda Aircraft. “Nossa engenharia e análise apóiam nosso produto como uma aeronave segura para operar. Como resultado, a Honda Aircraft Co. continuará todas as suas atividades de vôo em operação normal”, divulgou a fabricante.
A Honda Aircraft também chamou a atenção para uma declaração adicional da associação de proprietários, registrando: “A HJOPA não está sugerindo o parqueamento da frota Honda Jet, nem o HJOPA está sugerindo preocupações de segurança com aeronave Honda Jet. O pré-combinado evento de reunião-seminário voluntário é uma sessão de informação para compartilhar experiências do ponto de vista operacional para aumentar a conscientização de segurança da operação”.
Os articulistas ressaltaram que a HJOPA anunciou seu voluntário painel-seminário de operação de vôo no dia 23 durante fórum organizado pelo NTSB para discussão de vários eventos recentes de incursão de pista, ou quase colisões, ocorridos em grandes aeroportos do EUA.
De acordo com o artigo da AW, potencialmente catastróficas, as incursões de pista envolveram principalmente aviões do transporte comercial. No entanto, um incidente, em 28 de fevereiro no Aeroporto Logan, em Boston, envolveu o quase acidente de colisão de um jato executivo Learjet 60 se preparando para decolar com um jato comercial EMBRAER E190 da JetBlue em aproximação para pouso.
Os articulistas destacaram que as excursões de pista têm sido o tipo de acidente mais comum nas operações de jatos executivos nos últimos seis anos, de acordo com a Flight Safety Foundation. Do total de 35 acidentes com jatos executivos no ano passado, 17 (48,6%) envolveram excursões de pista, registra a FSF em seu Relatório de Segurança de 2022, divulgado em março deste ano.
De imediato, Hughes ofereceu aos pilotos do Honda Jet o seguinte conselho: “Concentre-se em voar com uma aproximação estabilizada. Se você não estiver estabilizado, arremeta. Gerenciamento de energia — voe na velocidade Vref. Se você estiver na “curta final” e muito rápido, arremeta. Além disso, continue a pilotar sua aeronave na pista até atingir a velocidade de táxi. Sinta-se confortável usando a frenagem máxima e a autoridade de controle total enquanto você está correndo na pista. Verifique cuidadosamente os pneus quanto a desgaste e/ou danos antes de cada vôo. Além disso, inspecione os pinos de desgaste de freio nas rodas do trem de pouso principal antes de cada vôo”.
Pela mídia AIN on line, o editor-chefe Matt Thurber escreveu o artigo “Honda Jet Owners concerned about runway issues” (Proprietários de Honda Jet preocupados com questões de pista), em que também noticia que a HJOPA está planejando painel-seminário devido a preocupações com incidentes de excursão de pista envolvendo jatos Honda Jet HA-420.
Thurber escreveu que a diretora-executiva da HJOPA Julie Hughes disse, em vídeo divulgado pela associação na plataforma YouTube, que o painel-seminário endereça “um importante problema que preocupa todos nós, o recente aumento de incidentes e acidentes envolvendo nossas aeronaves Honda Jet. Então, hoje, são oito [ocorrências] nos últimos 12 meses”.
Thurber também citou o caso do parqueamento da frota HJ da Jet It, reproduzindo o portavoz da operadora de aeronaves compartilhadas Akir Khan, caracterizando a decisão do parqueamento como “em resposta a incidente fora da organização, em Summerville, e por abundância de cautela”. Thurber ainda reproduz o portavoz em reposta a uma consulta da AIN: “Estamos em comunicação com a Honda Aircraft sobre nossas preocupações. Estamos aguardando informações da Honda”.
Thurber comentou brevemente esta última ocorrência, em Summerville, com as primeiras informações básicas, de que o jato HJ de prefixo N255HJ, registrado à operadora Upfrunt Services, de Dover, no Estado de Delaware, pegou fogo e foi destruído após escapar da pista – de 5.000 pés [1.524 m.] -, após pouso, no Aeroporto de Summerville (KDYB). E que todos os cinco ocupantes tiveram condição de deixar a aeronave com segurança. Citando como fonte a plataforma ASN, da FSF, Thurber reproduziu: “um HA-420 Honda Jet pousou e aquaplanou escapando da pista no final da pista 24 no Aeroporto de Summerville, colidindo com uma berma”.
Thurber apontou que o banco de dados da ASN lista 25 ocorrências (incidentes e acidente) com jatos Honda Jet desde junho de 2015, sem resultar fatalidades. Sete ocorrências (28%) envolveram danos substanciais, além do Honda Jet destruído no acidente em Summerville. Embora muitos desses eventos tenham envolvido questão de pista, um deles foi resultado do uso de uma barra de reboque inadequada pelo pessoal de solo.
Thurber escreveu que uma portavoz da Honda Aircraft, quando do acidente em Summerville, informou que a fabricante não era capaz naquele momento de compartilhar muitas informações e que a fabricante estava apoiando ativamente a investigação em andamento com o NTSB e a FAA.
Thurber destacou, do vídeo do HJOPA no YouTube, que a diretora executiva da associação Julie Hughes lembrou aos membros que “todos vocês são pilotos experientes e, embora tenham suas próprias idéias envolvendo cada um desses eventos, é fundamental que não tiremos conclusões precipitadas ou façamos suposições infundadas. Em vez disso, estamos permitindo que os dados nos informem sobre essa tendência preocupante em nossa plataforma. Essa abordagem baseada em dados nos guiará na tomada de ações apropriadas para aumentar a segurança de cada uma de nossas operações”.
O articulista também apontou que Hughes recomendou algumas etapas que os pilotos do Honda Jet devem considerar em seus vôos, incluindo: “Foque em voar com uma aproximação estabilizada. Se você não estiver estabilizado, arremeta. Gerenciamento de energia — voe na velocidade Vref. Se você estiver na “curta final” e muito rápido, arremeta. Além disso, continue a pilotar sua aeronave na pista até atingir a velocidade de táxi. Sinta-se confortável usando a frenagem máxima e a autoridade de controle total enquanto você está correndo na pista. Verifique cuidadosamente os pneus quanto a desgaste e/ou danos antes de cada vôo. Além disso, inspecione os pinos de desgaste de freio nas rodas do trem de pouso principal antes de cada vôo”.
Thurber informa que os detalhes da painel-seminário de segurança de operação de vôo serão divulgados em breve pela HJOPA. [EL] – c/ fontes