Tablet (iPad) solto junto de pedal de controle correlacionado com acidente de colisão contra rio de helicóptero Chinook, no EUA, em 21.07.23


Um tablet (iPad) solto junto aos pedais de controle de vôo, que travou um dos pedais no posto de pilotagem esquerdo, parece ter desencadeado o acidente fatal de queda de um helicóptero Boeing CH-47D Chinook durante uma missão de combate a incêndios no verão passado, de acordo com informações publicadas recentemente em um boletim de investigação de acidentes do NTSB. Oficialmente, o NTSB ainda não emitiu uma descoberta formal de causa provável.

O helicóptero era operado pela Rotak Helicopter Services, tendo a bordo dois tripulantes, que faleceram, na colisão do aparelho com a água do rio Salmon, perto de North Fork, no Estado do Idaho, em 21/07/2022. O helicóptero estava se preparando para um mergulho de lançamento/coleta de carga d’ água (water bucket) 250 pés acima do rio Salmon e, na sequência, entrou numa guinada à esquerda que continuou até atingir a água.

O iPad foi encontrado no rio perto dos destroços.

O exame de um helicóptero idêntico e do iPad do acidente sugere que o tablet caiu entre o pedal esquerdo e a estrutura de fuselagem próximo ao conjunto de suporte deslizante do calcanhar no posto de pilotagem esquerda.

Durante testes em um helicóptero do modelo acidentado conduzidos pelo NTSB, verificou-se que, com o iPad posicionado de maneira compatível com o dano ao tablet, a pressão aplicada pelo pedal esquerdo do piloto “permitiu que o iPad corresse para o pedal esquerdo e travasse o comando, entre o conjunto de suporte deslizante do calcanhar. O iPad como um obstáculo impediu que os pedais fossem recentralizados. O iPad também empurrou a alavanca de ajuste do pedal esquerdo do co-piloto”, de acordo com o NTSB. “Quando a pressão foi aplicada no pedal direito do piloto, o iPad foi espremido entre o pedal e o conjunto de suporte deslizante do calcanhar … A entrada adicional do pedal direito forçou o iPad a aplicar mais pressão à alavanca de ajuste do pedal do co-piloto”, o NTSB registra.

O NTSB descobriu que nenhum dos pilotos poderia alcançar o iPad nesta posição e que os capacetes e restrições de vôo da tripulação, bem como o visor do painel de instrumentos da cabine, impediam ainda mais a capacidade da tripulação de alcançá-lo. [EL]