Global Jet Capital vê estabilização do mercado de jatos executivos, em 23.08.23


Após dois anos de crescimento muito forte, o mercado de jatos executivos está agora em um período de estabilidade, de acordo com a Global Jet Capital (GJC), financeira especializada em leasing de aeronaves executivas, no seu relatório de mercado trimestral recém divulgado.

O editor sênior da mídia AIN Curt Epstein escreveu um artigo postado nesta terça dia 22 cobrindo o relatório trimestral da GJC.

No segundo trimestre, as carteiras de pedidos das fabricantes aumentaram 8,6% na comparação com um ano antes, para volume de US$ 50,8 bilhões. Embora o ritmo de pedidos tenha diminuído em relação ao pico do ano passado, as encomendas ainda permanecem em linha com os níveis históricos e com as entregas.

A GJC observou que o ritmo das transações diminuiu no primeiro semestre de 2023, condição atribuída a entregas mais lentas do que o esperado de novas aeronaves resultantes de ‘gargalos’ na cadeia de suprimentos e um declínio no segmento de aeronaves usadas na medida que o mercado se ajusta após um “superaquecimento” no período de 2021 e 2022.

As listas de aeronaves disponíveis aumentaram no primeiro semestre, continuando uma tendência iniciada em meados de 2022.

A GJC explicou que, no ambiente pós-Covid, muitas aeronaves foram vendidas antes de serem listadas e agora os proprietários estão novamente listando publicamente seus aviões disponíveis.

À medida que o mercado continua a se estabilizar, a GJC espera que o estoque de jatos executivos usados aumente, com os jatos mais novos disponíveis agora representando 4,4% da frota, acima dos 3,6% no final do primeiro trimestre. Para os jatos com 13 anos ou mais, o estoque agora é de 7%, já que muitas das aeronaves mais antigas adquiridas nos últimos dois anos estão sendo colocadas de volta no mercado.

Em um sumário do relatório trimestral, a GJC escreve que, saindo dos 2021 e 2022 muito fortes, o mercado de jatos executivos se estabilizou no primeiro semestre de 2023. As operações de vôo caíram em comparação com 2022, mas permaneceram acima dos níveis pré-COVID, os níveis de estoque continuaram a subir, mas permaneceram abaixo das médias históricas, e as transações diminuíram dos elevados patamares dos últimos anos. Embora a economia tenha permanecido resiliente no segundo trimestre de 2023, a GJC aponta que economistas continuam a acompanhar de perto as condições macroeconômicas futuras. Na indústria de jatos executivos, os observadores continuam monitorando o aumento dos níveis de estoque. No entanto, a procura contínua por serviços de jatos executivos, os elevados atrasos para entregas das principais fabricantes de aeronaves e os inventários (estoques) relativamente baixos deverão permitir à indústria resistir a quaisquer potenciais desacelerações ou recessões.

A GJC destacou os seguintes pontos:
– a economia continuou resiliente no segundo trimestre de 2023, mas persistem os sinais de alerta de desaceleração do crescimento.
– no no segundo trimestre de 2023, as operações de vôo diminuíram 7,5% na comparação ano x ano, mas ficaram 12,1% acima dos níveis do segundo trimestre de 2019 (pré-pandemia), demonstrando uma demanda sustentada pela aviação executiva.
– as carteiras de pedidos de fabricantes de aeronaves aumentaram e a relação book-to-bill [encomenda : faturamento/entrega] permaneceu acima de 1 para 1, colocando as fabricantes em posição de enfrentar possíveis desacelerações.
– as transações diminuíram no primeiro semestre de 2023 devido ao ritmo de entregas de novas aeronaves mais lento do que o esperado – atribuíveis a problemas na cadeia de fornecimento – e a uma desaceleração no mercado de usados, à medida que compradores e vendedores se ajustavam às novas condições de mercado.
– os níveis de estoque de jatos executivos aumentaram no segundo trimestre de 2023, à medida que mais vendedores listaram publicamente suas aeronaves, embora os níveis permaneçam bem abaixo dos níveis pré-COVID.

– após um aumento constante nos valores ao longo de 2022, no segundo trimestre de 2023 a maioria das aeronaves exibiu perfis de depreciação mais típicos. [EL] – c/ fonte