FAA publica SAFO (Alerta de Segurança) e AC (Circular de informação) relativamente a reboque ou manuseio em solo de aeronaves, em 28.08.23


Citando ter conhecimento de vários eventos resultando feridos e mortos durante operações de reboque de aeronaves ou manuseio em solo, a FAA emitiu um Alerta de Segurança para Operadores (SAFO – Safety Alert for Operators) relativamente à operação de reboque e ação em solo de aeronaves, destacando a importância de pessoal envolvido na operação estar afastado da aeronave rebocada até a sua completar parada e que os calços de rodas estejam colocados.

SAFO n° 23006 – “Review and/or Revision of Aircraft Towing/Ground Handling Procedures for the Safety of the Wing and/or Tail Walkers” (Repasse e/ou Revisão dos Procedimentos de Reboque de Aeronaves/Manuseio em Solo para a Segurança dos agentes-técnicos de asa e  cauda), de 23/08/2023:
https://www.faa.gov/other_visit/aviation_industry/airline_operators/airline_safety/safo/all_safos/SAFO23006.pdf

O SAFO é endereçado a operadores de aeronaves pelos regulamentos PART-91, incluindo PART-91 subparte K (transporte privado, incluindo operação compartilhada)), PART-121 (transporte público regular), PART-125 (operação de aeronaves com 20 ou mais assentos e carga-paga de 6.000 lb. ou superior), PART-129 (operadoras de transporte aéreo estrangeiras) e PART-135 (transporte público não-regular – por fretamento).

Além de destacar a importância de pessoal envolvido na operação estar afastado da aeronave rebocada até a sua completar parada e que os calços de rodas estejam colocados, o SAFO também.

informa os operadores de aeronaves sobre a triagem de aeronaves. O SAFO também recomenda esses operadores revisam seus procedimentos para garantir que incluam informações sobre esses tópicos.

As informações são aplicáveis a todos os operadores que rebocam aeronaves ou possuem procedimentos para reboque, assistência em terra, manutenção ou triagem de aeronaves.

Como Ações Recomendadas, o SAFO apresenta que os operadores devem usar seu Sistema de Gerenciamento de Segurança (SMS – Safey Management System), ou um processo semelhante de gerenciamento de risco de segurança e garantia de segurança, para avaliar seus procedimentos de reboque e triagem para garantir:

  1. os procedimentos exigem a instalação de calços sempre que uma operação de reboque de aeronave tenha sido interrompida, seja temporariamente ou quando a aeronave rebocada estiver estacionada no local pretendido do parqueamento;
  2. os procedimentos exigem que todo o pessoal permaneça afastado da aeronave rebocada até que a aeronave pare completamente;
  3. os procedimentos exigem que as atividades sejam iniciadas somente após a instalação dos calços; e,
  4. os procedimentos exigem que todo o pessoal permaneça afastado dos motores em funcionamento até que sejam desligados.

As ações recomendadas foram incorporadas na edição atual da Circular Consultiva (AC) n° 00-65, de Movimento de aeronaves com barra de reboque e sem barra de reboque (Towbar and Towbarless Movement of Aircraft), e serão incorporadas na AC n° 00-34, de Manuseio em solo, Manutenção e Triagem de aeronaves (Aircraft Ground Handling, Servicing, and Marshalling).

FAA revisa Circular relativa à operação (procedimentos) de reboque de aeronaves
Citando vários casos recentes relatados de quase incursões e ocorrências (falhas) envolvendo operações de rebocadores durante o movimento de aeronaves, a FAA emitiu uma nova Circular Consultiva (AC) sobre movimentação de aeronaves com e sem barra de reboque, pela primeira vez desde 2009. O documento analisa as melhores práticas para a operação segura deste equipamento.

AC n° 00-65A – “Towbar and Towbarless Movement of Aircraft” (Movimento de aeronaves com barra de reboque e sem barra de reboque), de 11/08/2023:
https://www.faa.gov/documentLibrary/media/Advisory_Circular/AC_00-65A.pdf

De acordo com a agência, “especialistas em controle de tráfego aéreo (ATC) relataram que é muito difícil identificar um super-rebocador puxando uma aeronave (com motor(es) desligado(s)) à noite porque a aeronave rebocada não está devidamente iluminada com nenhuma luz”. Como resultado, a agência observa que nenhuma pessoa deve estacionar ou mover uma aeronave dentro ou em proximidade perigosa de uma área de operações em horário noturno de um aeroporto, a menos que a aeronave ou a área estejam claramente iluminadas.

A Circular também instrui que aquelas organizações que são certificadas para realizar operações de reboque em um aeroporto devem apresentar documentação descrevendo suas operações de reboque ao Escritório Distrital de Padrões de Vôo da FAA responsável ou ao Escritório de Gerenciamento de Certificados e à respectiva administração aeroportuária para aceitação/aprovação. Esse documento deve descrever, no mínimo, as instruções de segurança da organização, os procedimentos operacionais (incluindo as diferenças entre as operações diurnas e noturnas), o treinamento inicial e recorrente, a comunicação por rádio e a lista de verificação dos procedimentos de reboque.

Além disso, a Circular fornece vários exemplos de listas de verificação que os detentores de certificados para servir de modelos para adaptação as suas operações.