Petrobras divulga dados de produção e venda no 3T23, incluindo derivados (entre os quais QAv), em 03.11.23


No dia 26 de outubro, a PETROBRAS divulgou seu relatório de produção e vendas do 3T23.

Conforme documento, para segmento de refino, transporte e comercialização, especificamente quanto ao combustível de querosene de aviação QAv:
O volume de vendas de derivados no 3T23 cresceu 5,7% em relação ao 2T23, com destaque para o diesel, que cresceu 11,1% no período devido à sazonalidade de consumo, mais alta no terceiro trimestre em função do plantio da safra de grãos de verão e aumento da atividade industrial.

As vendas de QAv também apresentaram aumento na comparação com o 2T23, com acréscimo de 7,1%, devido à sazonalidade de consumo.

A produção de derivados aumentou 1,2% no 3T23 em relação ao 2T23 e 4,5% quando comparada ao 3T22. Esse aumento decorreu da maior utilização das refinarias, resultando em incrementos de 3,0 p.p. de FUT em relação ao 2T23 e 8,0 p.p. se comparado ao 3T22. Essa maior utilização e a disponibilidade operacional das refinarias possibilitaram aumento da produção de diesel e gasolina, ao mesmo tempo que a otimização operacional incrementou a produção de asfalto e reduziu a produção de óleo combustível.

A PETROBRAS possui e opera 11 refinarias no Brasil, com capacidade líquida total de destilação de petróleo bruto de 1.851 milhão de barris de óleo por dia (mbbl/d), além de um empreendimento em fase de implantação, o Polo GasLub.

O querosene de aviação (QAv) é produzido nas seguintes (6) refinarias:
– Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), no município de Canoas, no RS
– Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no município de Araucária, no PR
– Refinaria de Paulínia (REPLAN), em SP
– Refinaria Henrique Lage (REVAP), em São José dos Campos, em SP, abastecendo 80% da demanda do mercado paulista e 100% do Aeroporto Internacional de Guarulhos
– Refinaria Duque de Caxias (REDUC), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no RJ
– Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, em MG

A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), produz AvGas.