NBAA publica atualização de guia de prevenção de excursão e escape de pista, em 21.12.23
A NBAA (associação da aviação executiva americana) lançou nova edição de uma publicação para apoiar tripulantes (pilotos) de aviões da aviação geral-executiva para prevenir e evitar evento de excursão e escape (lateral) de pista (runway excursion e veer off) durante decolagem ou pouso.
O documento-guia de 25 páginas aborda fatores psicológicos e físicos que podem causar eventos de excursão de pista e explica como abordá-los em programas de treinamento e sistemas de gestão de segurança (SMS), incluindo uso de sistemas de monitoramento de dados de vôo (FDM). O guia também apresenta fatores técnico-operacionais (abrangendo performance de aeronave, condição de meteorologia e superfície de pista e condição de aeronave) para eventos de excursão de pista em manobra de decolagem e pouso.
Reduzindo excursões de pista na aviação executiva
Nota pela NBAA
Uma excursão de pista é definida pela FAA como uma aeronave partindo do final (ultrapassando) ou lateralmente (escapando) da superfície da pista. Isso pode ocorrer e ocorre durante uma decolagem, mas a grande maioria das excursões na pista ocorre durante pouso.
As excursões nas pistas continuam a ser a principal causa de acidentes na aviação executiva.
Em seu Relatório de Segurança de 2022, a FSF – Flight Safety Foundation declarou: “As excursões de pista foram, de longe, o tipo de acidente mais comum nas operações de jatos executivos em 2022 e durante todo o período em análise”.
De acordo com as estatísticas da FSF, numa revisão dos tipos de acidentes entre 2017 e 2022 (6 anos), ocorreram 79 saídas de pista em todo o mundo, o que representou mais do que os dois tipos de acidentes seguintes combinados e quase 41% de todos os acidentes durante esse período.
Desses 79 acidentes, 6 ocorrências (7,6%) foram acidentes fatais, resultando em 18 mortes no total (3 mortes/evento).
As excursões de pista causam ferimentos graves e por vezes fatais, danificam substancialmente ou destroem aviões, levam a litígios morosos e dispendiosos, têm um impacto negativo na imagem e na reputação do proprietário/operador e exigem um maior escrutínio regulamentar. Além disso, se um piloto sobreviver à excursão, ele pode esperar encontrar um emprego futuro muito mais difícil com tal acidente registrado.
Como segmento da aviação profissional, a aviação executiva pode e deve ter um desempenho melhor.
A melhoria começa com o conhecimento dos riscos e como mitigá-los. Já existe uma riqueza de conhecimentos e dados, compilados por algumas das organizações e reguladores mais respeitados do mundo. Cabe a todos os operadores de aviação executiva familiarizarem-se com este material, incorporá-lo em seus SOP (procedimentos-padrões operacionais) conforme apropriado e contribuir para reduzir a frequência de excursões de pista no setor.
A NBAA publicou este guia na tentativa de trazer essas informações à luz e fornecer referências aos dados habilmente compilados para aqueles que desejam explorá-los. Este recurso foi originalmente preparado pelo Comitê de Segurança da NBAA em 2016 e atualizado pelo Comitê de Operações Domésticas da NBAA em 2023. Este recurso é de natureza geral e não se destina a ser um aconselhamento jurídico com relação à qualquer operação de vôo específica.
Guia NBAA – “Reducing Runway-Excursions in Business Aviation – nov. 2023” – em .pdf:
https://nbaa.org/wp-content/uploads/aircraft-operations/safety/in-flight-safety/reducing-runway-excursions-business-aviation/NBAA-Reducing-Runway-Excursions-in-Business-Aviation-2023.pdf
Em suma, o documento-guia de 25 páginas aborda fatores psicológicos e físicos que podem causar excursões e explica como abordá-los em programas de treinamento e sistemas de gestão de segurança (SMS), incluindo uso de sistemas de monitoramento de dados de vôo (FDM). O guia também apresenta fatores técnico-operacionais (abrangendo performance de aeronave, condição de meteorologia e superfície de pista e condição de aeronave, e padrão operacional) para eventos de excursão de pista em manobra de decolagem e pouso; especificamente, o guia destaca questões relativas à observação da velocidade de referência em decolagem “V1” (tratando-se de decolagem) e de aproximação estabilizada e arremetida (tratando-se de pouso). [EL]
Obs.: o blog ora elabora um texto de “repasse” do guia da NBAA, para ser postado em breve.