NBAA publica atualização de guia de prevenção de excursão e escape de pista, em 13.01.24

Em novembro de 2023, a NBAA (associação da aviação executiva americana) lançou nova edição de uma publicação para apoiar tripulantes (pilotos) de aviões da aviação geral-executiva para prevenir e evitar evento de excursão e escape (lateral) de pista (runway excursion e veer off) durante decolagem ou pouso.

Guia NBAA – “Reducing Runway-Excursions in Business Aviation – nov. 2023” – em .pdf:
https://nbaa.org/wp-content/uploads/aircraft-operations/safety/in-flight-safety/reducing-runway-excursions-business-aviation/NBAA-Reducing-Runway-Excursions-in-Business-Aviation-2023.pdf

A NBAA publicou este guia na tentativa de trazer essas informações à luz e fornecer referências aos dados habilmente compilados para aqueles que desejam explorá-los. Este recurso foi originalmente preparado pelo Comitê de Segurança da NBAA em 2016 e atualizado pelo Comitê de Operações Domésticas da NBAA em 2023. Este recurso é de natureza geral e não se destina a ser um aconselhamento jurídico com relação à qualquer operação de vôo específica.

Em suma, o documento-guia de 25 páginas aborda fatores psicológicos e físicos que podem causar excursões e explica como abordá-los em programas de treinamento e sistemas de gestão de segurança (SMS), incluindo uso de sistemas de monitoramento de dados de vôo (FDM). O guia também apresenta fatores técnico-operacionais (abrangendo performance de aeronave, condição de meteorologia e superfície de pista e condição de aeronave, e padrão operacional) para eventos de excursão de pista em manobra de decolagem e pouso; especificamente, o guia destaca questões relativas à observação da velocidade de referência em decolagem “V1” (tratando-se de decolagem) e de aproximação estabilizada e arremetida (tratando-se de pouso).

Reduzindo excursões de pista na aviação executiva
O texto a seguir “repassará” o guia da NBAA destacando alguns pontos relevantes, com a seguinte itemização:

1 – Excursão de pista na decolagem
1.1 – Fatores contribuintes
        1.1.1 – fator de performance
        1.1.2 – fator meteorologia
        1.1.3 – fator superfície de pista
        1.1.4 – fator aeronave
1.2 – Discussão da V1 (velocidade de decisão)

2 – Excursão de pista no pouso
2.1 – Fatores contribuintes
        2.1.1 – fator de performance
        2.1.2 – fator meteorologia
        2.1.3 – fator superfície de pista
        2.1.4 – fator aeronave
        2.1.5 – fator humano
2.2 – TALPA/GRF e LDTA
        2.2.1 – dados de distância de pista com base em TALPA/GRF
        2.2.2 – LDTA (Landing Distance at Time of Arrival Assessment – Avaliação de Distância de Pouso na chegada)

2.3 – TPL – Touchdown Point Limit (Ponto limite de Toque)
2.4 –  Committed-to-Stop Point on Landing (Ponto comprometido para frenagem/parada na pista)

3 – Fatores psicológicos
3.1 – profissionalismo
3.2 – Piloto-gestor
3.3 – crença infundada nas próprias capacidades
3.4 – efeito lemingue (Lemming effect) – efeito rebanho (efeito manada)
3.5 – importância da fraseologia

4 – Treinamento
4.1 – Cenários de decolagem
4.2 – Cenários de pouso
         4.2.1 – Aproximação estabilizada – adesão e conformidade com arremetida
         4.2.2 – Pista contaminada/freios anti-skid (anti-derrapagem, anti-travamento)

5 – SMS e FDM
5.1 – SMS/Safety Management System (sistema de gerenciamento de segurança)
5.2 – FDM/Flight Data Monitoring (monitoramento de dados de vôo)


Texto completo:

https://aib-el.com.br/site/wp-content/uploads/2024/01/NBAA-publica-atualizacao-guia-prevencao-excursao-e-escape-pista-em-12.01.24.pdf