Consultoria prevê que o mercado mundial de aditivos para combustível de aviação crescerá mais de 50% até 2030, em 19.01.24


Um novo estudo da consultoria Persistence Market Research prevê que o mercado mundial de aditivos para combustível de aviação crescerá mais de 50% até 2030.

No relatório, a Persistence estima uma expansão da taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 6,7% ao longo período, com base no aumento da procura da aviação comercial, no rápido crescimento da aviação nos países em desenvolvimento e nas regulamentações ambientais que estimulam a adoção de combustíveis mais limpos e mais sustentáveis.

Embora os aditivos sejam necessários para os combustíveis de aviação para otimizar o desempenho e a segurança, abordando questões de estabilidade, lubricidade, corrosão e gelo, os aditivos estão sujeitos a rigorosas aprovações regulatórias que podem resultar em altos custos de pesquisa e desenvolvimento. Os autores do relatório da Persistence afirmaram que isso pode limitar novos participantes no mercado e dificultar a inovação.

Por outro lado, o foco crescente na sustentabilidade está criando uma procura por aditivos de combustíveis renováveis e de base biológica, o que “apresenta uma oportunidade lucrativa para as empresas que podem desenvolver e comercializar estas soluções ecológicas”, de acordo com o relatório.

No seu novo estudo-relatório, a consultoria Persistence descreve ainda o desenvolvimento de combustível de aviação sustentável (SAF) como “um dos avanços mais significativos na indústria da aviação”. O relatório observou que os aditivos de combustível desempenham um papel crítico na melhoria das propriedades do SAF, garantindo que cumprem os padrões e, ao mesmo tempo, ajudam o setor no seu objetivo de descarbonização.

Embora a maior parte do uso de SAF esteja atualmente limitada a misturas de até 50% com combustível de aviação convencional, a adição de aditivos poderia abrir caminho para aprovações de SAF puro. [EL] – c/ fontes