Em fevereiro, estoque de jatos executivos usados aumenta, preço de aeronaves cai, em levantamento da Jefferies, em 08.03.24


O estoque de jatos executivos usados ​​aumentou 32% ano a ano em fevereiro, enquanto os preços diminuíram 5%, de acordo com a analista financeira Jefferies. Citando dados da Amstat juntamente com suas próprias estimativas, a Jefferies registrou que o aumento do estoque se deu em todos os segmentos, com jatos “pesados” (cabine larga) aumentando 37%, jatos médios aumentando 32% e jatos leves aumentando 28%, nos estoques disponíveis.

Os estoques de jatos com menos de 7 anos de produção aumentaram 35% na comparação ano x ano. No entanto, o estoque disponível da frota de jatos executivos de 4,3% ainda está abaixo da média de 5 anos, de 5,1%, informou a Jefferies.

No estoque geral, 1.094 jatos executivos estavam disponíveis para venda em fevereiro, em comparação com 1.078 unidades em janeiro (mês antecedente), uma diferença de 16 unidades, ou 1,5%,  e 831 em fevereiro de 2023 (1 ano antes), uma diferença de 263 unidades, ou 31,6% – os números de 2023 estavam próximos dos mínimos.

O estoque de jatos Dassault Falcon em produção teve o maior salto no mês passado, um aumento de 80% em relação ao ano anterior, informou Jefferies. No entanto, trata-se de uma base pequena, com um total de 18 aeronaves à venda (1,65% do estoque total).

Enquanto isso, o estoque do Cessna Citation aumentou 49% ano a ano, com 104 unidades à venda (9,51% do estoque total). A Jefferies apontou que o modelo Citation Mustang impulsionou o aumento deste estoque.

Os estoques da Bombardier aumentaram 45%, para 58 aeronaves (5,3% do estoque total). Isto foi o resultado de um salto de 86% no número de jatos Challenger no mercado, que eram apenas sete há um ano.

Os estoques de Gulfstream aumentaram 33%, para 69 jatos (6,31% do estoque total), incluindo 13 jatos G650 (1,19% do estoque total, 18,84% do estoque Gulfstream). A Jefferies também observou que os números da Amstat mostram que a Gulfstream já produziu 53 jatos G700, o que significa 46 aparelhos de produção para clientes (que serão entregues assim da homologação da FAA, por sair a qualquer momento).

Por outro lado, o estoque dos jatos EMBRAER encolheu 16%, para 26 jatos executivos (2,38% do estoque total), com um número cada vez menor de Legacy 650 e Phenom 100 à venda.

Quanto aos preços, embota de uma redução de 5% em relação a fevereiro de 2023 (comparação anual), os valores subiram um ponto em relação a janeiro.

A frota Dassault marcou o único aumento, de 7% na base de comparação anual; somente a série Falcon 900 aumentou 59%.

Os preços da Gulfstream caíram 12%, jatos EMBRAER caíram 9%, Bombardier com redução de 6% e Cessna Citation com redução de 3%. [EL] – c/ fonte