Argus: em ano bissexto, mês de fevereiro garante aumento de atividade da aviação geral-executiva em comparação a 2022, em 27.03.24


A atividade global de aeronaves executivas aumentou 2% em fevereiro, graças ao dia extra bissexto. A melhoria na comparação ano x ano no mês passado também conteve as quedas observadas nos últimos meses. Estas conclusões são da provedora de dados e informação Argus.

Em fevereiro, na América do Norte, a atividade aumentou 2,5% na base ano x ano (YoY). Sem o dia extra de fevereiro, as operações na América do Norte teriam caído 1,7% no comparativo anual.

Mas na Europa, a atividade abrandou 5,7%, embora isso tenha sido uma ligeira melhoria em relação à queda anual de 7,9% registrada em janeiro.

No entanto, a Argus espera que a atividade de aeronaves executivas retorne ao negativo neste mês (de março) na América do Norte, prevendo uma queda de 2,7%, e um declínio adicional na Europa de 6,9% no comparativo anual.

As operações de aeronaves compartilhadas continuaram a aumentar, um aumento de 19,1% em relação a fevereiro de 2023, e a atividade do transporte privado (PART-91) aumentou 2,2%. No entanto, a queda nas operações transporte privado (PART-135) persistiu no mês passado, caindo 4%, com vôos de turboélices, jatos leves e jatos de cabine larga, todos incluídos nesta categoria.

Mas dada a força das operações de aeronaves compartilhadas e a ligeira melhoria da atividade do transporte privado (PART-91), as operações foram positivas para todas as categorias de aeronaves.

As operações de jatos de médio porte foram as que mais aumentaram, com uma melhoria de 4,9% na base ano x ano, seguidas pelos jatos leves, com 2,4%, depois por jatos de cabine larga com aumento de 1% e turboélices com um aumento de 0,7%.

Na Europa, no mês passado, as operações de turboélice caíram 15,9% no comparativo anual, seguidas por jatos de cabine larga com queda de 6,1%, e por jatos leves com queda de 2,9%. Um ponto positivo foi uma melhoria de 5,1% na atividade de jatos de médio porte na região.

Outras regiões do mundo combinadas registraram uma melhoria de 9,1% em fevereiro.

“Depois de vários meses de declínio, finalmente conseguimos um aumento de atividade, cortesia do dia bissexto”, observou Travis Kuhn, vice-presidente sênior de software da Argus. Neste mês, março costuma ser um dos meses mais fortes do ano, acrescentou Kuhn: “Esperamos um ligeiro declínio anual, mas ainda estimamos registrar cerca de 290 mil vôos durante o mês”. [EL] – c/ fonte