Corretora de transações de aeronaves executivas americana Hagerty Jet prevê que mercado de jatos executivos usados sentirá efeitos da entrada em serviço do Gulfstream G700, com aumento de estoque para venda pela migração ao G700 e um enfraquecimento do mercado, em 10.04.24


O mercado de jatos executivos usados enfraquecerá à medida que as entregas do Gulfstream G700 começarem e os clientes do novo modelo negociarem suas aeronaves atuais ao receberem seu jato de modelo recém-certificado. A previsão é do Hagerty Jet Group, corretora/intermediadora de aeronaves executivas especializada em jatos Gulfstream e Bombardier, Cessna, Dassault e EMBRAER, de Savannah, na Georgia (EUA).

Embora tenha observado que “o mercado da Gulfstream vem antecipando esta certificação há mais de um ano …, o mercado sentirá o impacto de tantas aeronaves colocadas à venda por causa das entregas do G700, independentemente da marca”, sustenta o Hagerty Jet Group.

Quanto à linha Gulfstream, o Hagerty Jet Group indica que os modelos (usados) G650/650ER e G500 e G600 serão os modelos mais imediatamente afetados. A corretora também prevê que a Gulfstream descontinuará a produção do G650ER a partir da entrada em serviço do G700, estimando que os últimos aparelhos G650 de produção serão entregues em meados de 2025.

Embora mais de 40 jatos G700 concluídos estejam prontos para entrega aos proprietários, o Hagerty Jet Group aponta que “as entregas serão escalonadas pela disponibilidade para treinamento de tripulações e para as certificações Tipo estrangeiras. Tripulantes do G700 precisam passar por instrução e treinamento na FSI – FlightSafety International, que tem oferecido treinamento inicial em solo, mas [é] incapaz de emitir as habilitações Tipo enquanto aguarda a certificação da aeronave e programa de treinamento. A certificação da EASA ainda está pendente e provavelmente será emitida daqui a alguns meses”.

O fornecimento de jatos Gulfstream usados estava “em níveis históricos ou próximos a níveis elevados” no primeiro trimestre, observou a Hagerty Jet. A corretora revelou, ainda, que as transações de jatos Gulfstream usados caíram 56,6% em relação ao trimestre anterior, com 37 transações envolvendo os 10 modelos da Gulfstream que a Hagerty Jet acompanha, contra 85 no quarto trimestre (4T23), uma redução de 48 negócios. A depreciação anual de jatos Gulfstream em produção variou entre 8% e 16%, informa a Hagerty Jet. [EL] – c/ fonte