Mercado de jatos executivos usados em período de ajuste, segundo a avaliadora de aeronaves Vref – taxas de juros elevadas e insegurança política-eleitoral no EUA e cena econômica global pesam para vendas, em 21.04.24


Em post no dia 16, o editor de notícias da mídia AIN Chad Trautvetter abordou o atual momento do mercado de jatos executivos usados pelo prospecto de análise da especialista de avaliação de aeronaves Vref, em cima de relatório trimestral de mercado.

O mercado de jatos executivos usados está atualmente passando por um “período multifacetado de ajuste, marcado por um aumento notável nos níveis de estoque em todo o mercado”, de acordo com uma atualização de mercado do primeiro trimestre avaliadora de aeronaves Vref. “Essa expansão no estoque disponível está ocorrendo juntamente com um abrandamento do mercado, um fenômeno que reflete a mudança no sentimento do comprador e a evolução das condições de mercado”, sustenta a Vref.

Nos primeiros três meses deste ano (1T24), a Vref observou um “declínio pronunciado” nos volumes de transações de jatos executivos, com as transações de vendas reduzidas à metade em relação ao primeiro trimestre de 2023 (1T23). A Vref observou que a menor atividade de transações é indicativa de uma perspectiva de mercado cautelosa moldada por vários fatores que estão aumentando o risco percebido, especialmente para revendedores de aeronaves em estoque para negociação.

“A convergência de taxas de juro elevadas, valores em declínio, incertezas do ano eleitoral e questões econômicas globais levaram a um maior nível de cautela entre compradores, vendedores e intermediários”, divulgou a Vref. “O estado atual do mercado de jatos executivos é um reflexo dessas complexidades, sinalizando um período de reavaliação estratégica e planejamento cuidadoso, à medida que as partes interessadas buscam mitigar riscos e capitalizar oportunidades em um cenário em rápida evolução”, avaliou a Vref.

Enquanto isso, a Vref observou que o segmento de turboélice encontrou estabilidade, especialmente para modelos monomotor. Há também uma grande demanda pelos bimotores Beechcraft King Air B200 e 350 e, o que mantém o estoque baixo para esses modelos, de acordo com a Vref. [EL] – c/ fonte