Honeywell melhora tecnologia de produção de SAF – mudanças podem resultar em melhor produtividade e redução de custos, em 08.05.24


A Honeywell – uma das pioneiras do caminho de produção de combustível de aviação sustentável (SAF) pelo processo Fischer-Tropsch (FT) – melhorou sua tecnologia de hidrocraqueamento (hydrocracking technology), permitindo-lhe produzir SAF que é 90% menos intensivo em carbono do que o combustível de aviação convencional. Segundo a empresa, os novos processos podem aumentar a produção de biomassa em até 5% e reduzir custos em até 20%, ao mesmo tempo que reduzem os fluxos de resíduos de subprodutos. Os novos processos também expandirão as matérias-primas do SAF.

“À medida que a demanda por SAF continua a crescer, a indústria da aviação é desafiada por suprimentos limitados de matérias-primas tradicionais de SAF, como óleos vegetais, gorduras animais e óleos usados”, disse Ken West, presidente e CEO da Honeywell Energy and Sustainability Solutions (Honeywell Energia e Soluções de Sustentabilidade). “Quando combinada com o processo Fischer-Tropsch atual, nossa nova tecnologia expandirá as opções de matéria-prima disponíveis na indústria para fontes mais abundantes, ajudando, em última análise, a melhorar a capacidade de nossos clientes de produzir SAF”, explicou West.

O processo – conhecido pela Honeywell como FT Unicracking – foi selecionado pela startup produtora de combustíveis sustentáveis DG Fuels para sua planejada refinaria de biocombustíveis de baixa emissão, no Louisiana, de US$ 4 bilhões. Quando estiver operacional em 2028, será a maior instalação de produção de SAF do mundo utilizando o processo FT, com uma produção de 13.000 barris por dia.

Combinadas, mais de 50 localidades em todo o mundo licenciaram as tecnologias da Honeywell e, de acordo com a empresa, essas refinarias estão projetadas para produzir mais de meio bilhão de barris de SAF por dia quando estiverem totalmente operacionais.

O processo Unicracking (uni-craqueamento) é nome do processo de hidrocraqueamento no qual um hidro-craqueador (hidrocracker) usa reatores de alta temperatura e pressão muito alta em dois estágios para dessulfurizar e quebrar óleo por gás. [EL] – c/ fonte