Fraport Brasil inicia operação do Porto Alegre Airport – Terminal ParkShopping Canoas, para embarque e desembarque de passageiros de vôos operados na BACO, enquanto do fechamento do Salgado Filho, em 26.05.24


No dia 24, a Fraport Brasil – Porto Alegre publicou nota para informar que, a partir de segunda-feira dia 27, retomará a operação de embarque e desembarque de passageiros em vôos operados na Base Aérea de Canoas (BACO), a partir de um local temporário: o Porto Alegre Airport – Terminal Park Shopping Canoas.

Localizado no piso L2 do shopping, com acesso pela entrada B (Av. Farroupilha, 4545 – Bairro Marechal Rondon, em Canoas), o local foi organizado com os ambientes necessários para recepcionar os passageiros e iniciar os procedimentos de embarque e desembarque.

O Terminal conta com espaço para as companhias aéreas realizarem o processo de check-in, despacho de bagagem e embarque dos passageiros. Estará disponível a partir das 06h e fechará conforme programação de decolagem do último vôo do dia.

Foram instalados equipamentos de raio-X e pórticos detectores de metal, além de ETD (Explosive Detection Trace), para a inspeção de passageiros e bagagens de mão, supervisionado pela Polícia Federal, conforme exige a legislação aeroportuária. Após estes procedimentos, os passageiros aguardam na sala de embarque para, posteriormente, serem deslocados via terrestre à Base Aérea de Canoas, acompanhados por funcionários da Fraport Brasil e das empresas aéreas.

O passageiro deverá se apresentar no Terminal ParkShopping 03 horas antes do seu vôo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes vôo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.

O acesso de passageiros à Base Aérea será exclusivo para aqueles que realizaram os procedimentos de embarque no ParkShopping Canoas e somente com ônibus identificado pela Fraport Brasil. Os passageiros não devem se dirigir diretamente à Base Aérea.

Também no dia 24, a ANAC publicou no seu portal nota informando  que proibiu o despacho de armas de fogo e munições nos vôs comerciais com origem ou destino para a Base Aérea de Canoas (BACO). A medida, determinada pela Resolução nº 747, de 23/05/2024, publicada desta sexta (24) no Diário Oficial da União, tem como objetivo garantir a segurança nas operações aeroportuárias no local, designado excepcionalmente para receber vôos comerciais enquanto o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), permanecer fechado para operações aéreas.

De acordo com a Resolução, está proibido o despacho de armas e munições em vôos que saem ou chegam à base aérea do município de Canoas.

O ato ainda prevê a possibilidade de embarque armado de passageiros que sejam agentes públicos e estejam regressando de atuação no Rio Grande do Sul, em virtude do estado de calamidade pública decretado em razão das enchentes e fortes chuvas na região. Em todas as situações, o embarque armado deverá ser autorizado pela Polícia Federal.