DECEA/CGNA e ABAG tratando de processo de otimização de slots no aeroporto de Congonhas (SP) permitindo flexibilização na alocação de slots – com a troca de slots entre usuários, em 21.06.24
Objetivando a melhor utilização dos recursos e manter uma relação transparente com os operadores aéreos, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) se reuniu com autoridades do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) para tratar do processo de otimização dos slots no aeroporto de Congonhas (SBSP), em São Paulo.
A otimização compreenderá acomodar uma mudança de sua programação em troca de um novo horário de alguém que possa ceder slots já reservados e que não serão utilizados. Dentre os benefícios esperados estão a decisão de forma colaborativa e a maior previsibilidade e antecipação na reserva de slots.
Assim que a otimização entrar em vigor, a fase inicial será constituída de uma Prova de Conceito com duração de 4 meses e ressalta-se que não haverá nenhuma obrigação por parte de um operador em ceder seu slot previamente reservado.
De acordo com o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, brigadeiro do ar André Gustavo Fernandes Peçanha, caberá ao DECEA e ao CGNA a decisão de efetuar ou não a troca de usuário. “Prezamos pela transparência nos critérios de troca para que todos os operadores tenham a mesma oportunidade”, ressaltou o brigadeiro Fernandes Peçanha.
Para o comandante do CGNA, coronel-aviador Marcelo Franklin Rodrigues, esta proposta traz muitas vantagens para todos os envolvidos. “Esperamos que essa flexibilização na troca de slots entre usuários, sob responsabilidade do DECEA e coordenada pela ABAG, venha ao encontro de nosso objetivo de otimizar ao máximo a Operação da Aviação Geral em Congonhas, aumentando a disponibilidade de slots”.
Segundo o diretor-geral da ABAG, Flávio Pires, o trabalho conjunto com o DECEA trará maior dinâmica e flexibilidade aos operadores. “Vamos ajudar quem precisar acomodar uma mudança de sua programação em troca de um novo horário de alguém que possa ceder slots já reservados e que não serão utilizados”.