Corretora de negócios de aeronaves executivas americana Jet Agent aponta que mercado de Cessna Citation usado continua “misto”, com alguns modelos com alta demanda, outros “nem tanto”, em 16.11.24
No dia 12, o editor-sênior da mídia de aviação AIN Curt Epstein escreveu post sobe o mercado de jatos executivos usados, explorando especificamente o nicho da linha de jatos Cessna Citation pela visão da corretora de aeronaves com sede no Arizona (EUA) Jet Agent.
Especializada em jatos Cessna Citation, a Jet Agent notou mudanças no mercado em toda a gama de produtos da fabricante de aeronaves americana, a Textron Aviation.
De acordo com a fundadora e presidente da Jet Agent, Denise Wilson, o jato leve Citation CJ4 teve um aumento na disponibilidade no ano passado, com o estoque mais que dobrando, de 20 para 43 jatos (2,15x). Um fator que Wilson atribui a esse aumento é um Boletim de Serviço emitido recentemente (final de abril) sobre vulnerabilidade ao acúmulo de umidade podendo resultar processos de corrosão no quadro-moldura da estruturação (fixação) do parabrisa e janela lateral da cabine de comando – SB525C-56-01.
O Boletim de serviço requer a inspeção e, na constatação de corrosão, troca de peças/componentes e selagem.
São afetados para cumprimento do Boletim de Serviço 405 aeronaves; o requisito equivalente ao Boletim de Serviço foi incorporado em parte da produção. Os aviões aplicáveis ao serviço poderão se qualificar para cobertura (garantia) de peças e mão de obra na medida indicada nas seções de horas de mão de obra e de material deste documento. Aviões identificados dentro da efetividade por número de série (sn) do Boletim devem ter cobertura de garantia de fuselagem ativa na data de emissão original do documento (29/04/2024).
O cumprimento do Boletim de Serviço tem caráter de recomendação e deve ser realizado em um período de manutenção programada ou inspeção de manutenção. A Textron estima 162 horas de trabalho (mão de obra) para cumprimento das tarefas do Boletim.
A especialista de manutenção West Star Aviation reportou um número crescente de operadores de Citation consultando-a pelo Boletim de serviço. E apontou que trata-se de uma questão que, sem dúvida, aumentará em frequência à medida do envelhecimento das aeronaves, e indicou que o esforço preventivo no cumprimento do Boletim de Serviço, incluindo a troca de componente, pode ser recurso bem aplicado. A especialista disponiliza o arquivo-documento do Boletim de Serviço:
https://www.weststaraviation.com/wp-content/uploads/2024/05/GetCessnaAttachment.pdf
No entanto, o mercado para o Citation CJ3+ continua apertado, com pouco mais de 3% da frota em serviço disponível no mercado. Wilson observou que os jatos com números de série (sn) anteriores estão em alta demanda de compradores que procuram comprá-los por preços abaixo de US$ 8 milhões.
Essa variabilidade continua em direção à base inferior da linha Citation, com o modelo M2 – que historicamente tem visto um rápido giro – experimentando um aumento no estoque, subindo de 27 no mercado há um ano para 40 atualmente (1,48x). Por outro lado, o estoque do jato VLJ (muito leve) Mustang, fora de produção, caiu de 39 no início de 2024 para 21 (1,857x).
“Os mercados de Citation usado continuam saudáveis, mas estamos vendo mudanças notáveis”, disse Wilson. “Enquanto modelos como o Citation CJ2 estão experimentando altos níveis de estoque com tempo estendido no mercado, outros modelos como o Citation XLS estão com oferta limitada, com apenas 2,7% da frota disponível atualmente. Entender essas tendências é essencial para tomar decisões informadas de compra e venda”, completa Wilson.
Desde o início de setembro, 152 jatos Cessna Citation usados mudaram de mãos, com os mercados do EUA e Canadá respondendo por 118 destes jatos (77,6%).
Wilson explicou que para compradores que buscam fechar compras até o final do ano fiscal, há uma preferência por aeronaves prontas para voar.
Entre aeronaves mais antigas, atualizações populares incluem melhorias de sistema de conexão (conectividade) wi-fi e modernização de aviônica, como a plataforma Garmin G600TXi e sistema de piloto-automático GFC-600, da Garmin, no Citation CJ2.
Embora agendar um horário de oficina para tais atualizações antes do final do ano possam ser desafiador, “os vendedores ainda podem aumentar o valor de suas aeronaves com pequenas melhorias, como retoques cosméticos e garantir que seus diários de bordo [e cadernetas] estejam completos e organizados”, disse Wilson.
Sumário Boletim de Serviço Textron SB525C-56-01 para Cessna Citation 525C (CJ4):
https://aib-el.com.br/site/wp-content/uploads/2024/11/Boletim-Servico-Textron-SB525C-56-01-para-Cessna-Citation-525C-CJ4-15.11.2024.pdf