ANAC publica Certificados Tipo e Suplementar Tipo para motores turbofan, em 02.12.24


Em período recente, a ANAC publicou aprovações de produtos aeronáuticos em Certificado Tipo (CT) e Certificado Suplementar Tipo (CST).

A Portaria nº 15.556/SAR, de 01/10/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 08/10/2024 (seção 1, pág. 82), torna pública a emissão do Certificado de Tipo (CT) n° 8213 (Especificação EM-8213-04), de 09/09/2024, em nome (detentor) Honeywell International Inc., (Honeywell Phoenix) para a Família de motores turbofan TFE-731 (abrangendo as 22 variantes TFE731-2, TFE731-2B, TFE731-2BR, TFE731-2C, TFE731-3, TFE731-3A, TFE731-3AR, TFE731-3B, TFE731-3BR, TFE731-3C, TFE731-3CR, TFE731-3D, TFE731-3DR, TFE731-3R, TFE731-4, TFE731-4R, TFE731-5, TFE731-5A, TFE731-5AR, TFE731-5B, TFE731-5BR e TFE731-5R – com a adição das 7 variantes TFE731-3D, TFE731-2B, TFE731-2BR, TFE731-2C, TFE731-3R e TFE731-3DR).

Portaria nº 15.556/SAR:
https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/portarias/2024/portaria-15556
Especificação EM-8213-04 (CT n° 8213):
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/Espec/EM-8213-04i.pdf

Conforme a especificação, o turbofan Honeywell (ex- Garrett) TFE-731 é um motor de um estágio de redução de hélice (fan), compressor de baixa pressão (LPC) de fluxo axial de quatro estágios, compressor de alta pressão (HPC) centrífugo de um estágio, combustor anular, turbina de alta pressão (HPT) de um estágio e turbina de baixa pressão (LPT) de três estágios. com empuxo máximo contínuo (ao Nível Médio do Mar) – empuxo estático – na faixa de 3.500 lbf. até 4.634 lbf.  Os controles de combustível e o gerenciamento de energia são controlados por um DEEC – Digital Electronic Engine Control (controle de motor eletrônico-digital) com um controle hidromecânico de backup. As configurações de hardware e software deste sistema e a bomba de combustível do motor associada e a unidade hidromecânica são controladas por uma lista de equipamentos de motor aprovada para cada modelo de motor específico e aplicação de aeronave. O peso (seco) varia de 337 kg (743 lb.) até 408 kg (899 lb.).

O motor TFE-731 foi baseado no núcleo do TSCP-700, que foi desenvolvido especificamente para uso como unidade de energia auxiliar (APU) no jato do transporte comercial McDonnell Douglas DC-10. O projeto apresentou dois fatores importantes: baixo consumo de combustível e perfis de baixo ruído que atendiam aos regulamentos de redução de ruído do EUA então estabelecidos.

O primeiro teste do TFE-731 ocorreu em 1970 na fábrica da Garrett em Torrance, na Califórnia (EUA).

O primeiro modelo de produção, o TFE-731-2, começou a sair da linha de montagem em agosto de 1972 e foi usado nos modelos Learjet 35/36 e no Dassault Falcon 10, que entraram em produção em 1973.

O TFE-731-3 foi desenvolvido para uso no programa de reengenharia do Lockheed JetStar, e versões subsequentes dele foram usadas em várias aeronaves, incluindo o Learjet 55.

O modelo -5 foi certificado em 1982 e, uma década depois, um motor utilizando a seção de potência TFE-731-5 e um fan TFE-731-3 foi construído e designado TFE-731-4, para motorização da aeronave Cessna Citation VII.

A versão mais recente é o TFE-731-50, baseado no -60 usado no Falcon 900DX, que passou por seu programa de testes de vôo em 2005. A Honeywell desenvolveu este motor completo com nacele como um candidato para modernizar uma série de aeronaves equipadas com motores mais antigos

Algumas aeronaves equipadas com a turbofan Honeywell TFE-731:

  1. BAe 125/Hawker 800
  2. Cessna Citation III/VI/VII
  3. Dassault Falcon 10
  4. Dassault Falcon 20 (retrofit de motorização)
  5. Dassault Falcon 50
  6. Dassault Falcon 900
  7. Gulfstream G100 (ex IAI Astra)
  8. IAI Westwind
  9. Learjet 31
  10. Learjet 35
  11. Learjet 40/45
  12. Learjet 55
  13. Learjet 70
  14. Lockheed JetStar/Jetstar II
  15. North American Sabreliner 65

A Portaria nº 15.558/SAR, de 01/10/2024, publicada no DOU de 08/10/2024 (seção 1, página 82), torna pública a emissão de um conjunto de Certificados Suplementares de Tipo (CST), entre outros:
– ST341CH-D, n° CT (CHST) 2024S09-17, data de 12/09/2024, número de projeto H.02-6073-0, detentor Honeywell International Inc., relativo à instalação do motor turbofan TFE-731-3D-1C, da AlliedSignal Aerospace, aplicável ao modelo Dassault Mystere Falcon 50. 

Portaria nº 15.558/SAR:
https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/portarias/2024/portaria-15558
Projeto H.02-6073-0:
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/PST/e_localizar_completo_h02.asp?codigo=H.02-6073-0
CST:
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/PST/Certificates/H02/2024S09-17.pdf

A Portaria nº 15.357/SAR, de 02/09/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 10/09/2024 (seção 1, pág. 76), torna pública a emissão do Certificado de Tipo (CT) n° 2024T04 (Especificação EM-2024T04), emissão em 30/08/2024, em nome de detentor da Rolls-Royce Deutschland LTD & CO KG (Rolls-Royce Deutsch) do motor turbofan Rolls Royce BR700-730B2-14 (Pearl-700).

O motor BR700-730B2-14 é um motor de fluxo axial duplo spool, ou duplo rotor (two spool axial flow), consistindo de uma fan de estágio simples (single stage fan), um compressor de alta pressão de fluxo axial de dez estágios (ten stage axial flow high pressure compressor), uma câmara de combustão anular (annular combustion chamber), uma turbina de alta pressão de fluxo axial de dois estágios (two stage axial flow high pressure turbine), uma turbina de baixa pressão de fluxo axial de quatro estágios (four stage axial flow low pressure turbine), uma caixa de redução acessória (accessory gearbox) e sistema de controle de motor digital de plena autonomia FADEC (Full Authority Digital Engine Control). O motor foi projetado para uso de um reversor de empuxo (parte não-integrante do projeto Tipo de motor) – BNL4000-53-0 para motor esquerdo e BNL6000-53-0 para motor direito, para operação somente em solo, com proibição para “power back”. O motor tem as dimensões (gerais) de 3,268 m. (128,7 pol.) de comprimento e raio máximo de 98,8 cm (38,9 pol.), com peso (seco) de 1.617,1 kg (3.565,1 lb.). O motor tem capacidade de empuxo para produzir 18.250 lbf. em regime MTO (Maximum Take-Off – Máximo em decolagem) e de 16.231,2 lb. em regime MCT (Maximum Continuous Thrust – potência máxima contínua). O motor Rolls Royce BR700-730B2-14 (Pearl-700) equipa o jato executivo cabine larga de ultralongo alcance Gulfstream G700.

Portaria nº 15.357/SAR:
https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/portarias/2024/portaria-15.357
Especificação EM-2024T04 (CT n° 2024T04):
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/Produtos/Espec/EM-2024T04i.pdf

No Blog:
https://aib-el.com.br/anac-certifica-tipo-bimotor-turboelice-harbin-y-12e-e-turbofan-rolls-royce-pearl-700-em-18-09-24/

A Portaria nº 15.558/SAR, de 01/10/2024, publicada no DOU de 08/10/2024 (seção 1, página 82), torna pública a emissão de um conjunto de Certificados Suplementares de Tipo (CST), entre outros:
– ST04560AT, n° CT (CHST) 2024S09-21 e -22, data de 24/09/2024, número de projeto H.02-6124-0, detentor Quiet Technology Aerospace, para substituição dos conjuntos de portas de reversor de empuxo, superior e inferior, do motor Honeywell HTF-7000 existentes por conjuntos de portas de reversor de empuxo, superior e inferior, modificados pela Quiet Technology Aerospace (QTA), para aplicação  os modelos de aeronaves Gulfstream G280 (CHST 2024S09-21) e Bombardier BD-100-1A10 (Challenger 300/350) e EMBRAER EMB-545/EMB-550 (Legacy 450 e Praetor 500) e  EMB-545/EMB-550 (Legacy 550 e Praetor 600).

Portaria nº 15.558/SAR:
https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/portarias/2024/portaria-15558
Projeto H.02-6073-0:
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/PST/e_localizar_completo_h02.asp?codigo=H.02-6124-0
CST:
https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/PST/Certificates/H02/2024S09-22.pdf


No Blog:
https://aib-el.com.br/especialista-americana-qta-entrega-500a-carenagem-da-secao-de-admissao-de-motor-inner-barrel-para-turbofan-honeywell-da-serie-htf-7000-com-uso-de-fibra-de-carbono-em-29-09-24/