Em novembro, estoques de aeronaves executivas usadas crescem, e preços no mercado globalmente de jatos executivos usados caem (6,16% na comparação ano x ano), no mercado (na América do Norte) de aviões monomotor a pistão ficam estáveis e no mercado (na América do Norte) de turboélices têm alta menor, na pesquisa de novembro da provedora de dados de negócios de mercados multisetoriais americana Sandhills Global, em 13.12.24
Em nota no dia 09, a provedora de dados ne negócios de mercados multisetoriais americana (de Lincoln, no Nebraska) Sandhills Global divulgou o seu mais recente relatório de mercado da aviação executiva, com resultados mostrando que os preços pedidos por jatos usados seguem caindo numa tendência de queda.
O relatório inclui análises detalhadas de valores pedidos e tendências de estoque em mercados de aeronaves usadas. As pesquisas do relatório cobrem aeronaves usadas abrangendo jatos, aviões monomotores a pistão e turboélices, além de helicópteros a pistão Robinson, nos mercados cobertos pela Sandhills.
Os dados coletados mostram que, em novembro, os preços de jatos usados caíram 2,35% na base de comparação mês x mês (M/M) e 6,16% no comparativo ano x ano (YoY), em comparação com um aumento de 1,75% M/M e uma queda de 4,96% (YoY) apurado em outubro.
Uma métrica-chave em todos os relatórios de mercado da Sandhills é o índice Equipment Value Index (EVI). Compradores e vendedores podem usar as informações no Sandhills EVI para monitorar os mercados de equipamentos e maximizar os retornos sobre aquisição, liquidação e decisões comerciais relacionadas. Os dados do Sandhills EVI incluem equipamentos disponíveis em leilões e mercados de varejo, bem como equipamentos do ano modelo ativamente em uso.
Jatos usados globais – os níveis de estoque de jatos usados nos mercados internacionais cobertos pela Sandhills têm apresentado tendência de alta há vários meses. Em novembro, o estoque diminuiu 3,25% na base de comparação M/M, mas foi 4,73% maior na base de comparação YoY.
Os níveis de estoque de jatos supermédios usados aumentaram mais do que outras categorias de jatos em 5,45% na base de comparação M/M e 15,56% na base de comparação YoY.
Os valores pedidos caíram 2,35% na comparação M/M e 6,16% no comparativo YoY e estão apresentando tendência de queda.
Os valores pedidos de jatos leves usados diminuíram mais em relação ao mês anterior, caindo 4,09%, enquanto os jatos cabine larga diminuíram mais na comparação YoY em 6,83%.
Aviões monomotor a pistão usados – EUA e Canadá – os níveis de estoque neste segmento aumentaram 5,17% no comparativo M/M, diminuíram 13,88% no comparativo YoY, e continuaram uma tendência de queda.
Os valores pedidos têm se mantido estáveis. Os preços pedidos subiram 1,03% no comparativo M/M e 0,58% no comparativo YoY.
Aviões turboélices usados – EUA e Canadá – os níveis de estoque neste segmento têm apresentado tendência de alta por vários meses consecutivos.
Em novembro, os níveis de estoque continuaram essa tendência com aumentos de 0,7% no comparativo M/M e 9,16% no comparativo YoY.
Os valores pedidos aumentaram em 1,24% no comparativo M/M e 1,18% no comparativo YOY, mas estão apresentando tendência de baixa.
A editora da revista mensal AIN Kerry Lynch postou na plataforma digital da mídia, no dia 10, uma nota para divulgar o último relatório de mercado trimestral analista de avaliação de mercados Sandhills Global.
“Os níveis de estoque de jatos usados continuam a subir”, disse para a AIN Brant Washburn, gerente do departamento de controladoria da Sandhills, que possui produtos como o Aircraft Cost Calculator, o AircraftEvaluation, Charter Hub e Aviation Trader. “Também estamos vendo o crescimento do estoque continuar no mercado de turboélices usados. Mas enquanto os preços pedidos subiram ligeiramente em novembro para turboélices, os preços pedidos de jatos usados tiveram uma queda mais perceptível”, completou Washburn. [EL]