Presidente Lula encaminha ao Senado 17 indicações para agências reguladoras, incluindo duas alterações de indicação para a ANAC, em 20.12.24
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Senado Federal 17 indicações para cargos de direção em agências reguladoras. O conjunto de nomes foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (16).
Todos os nomes deverão passar por sabatina com os senadores. A vacância das cadeiras em agências reguladoras provocou disputas internas no governo e entre senadores da base de apoio no Congresso.
Entre outras, o presidente Lula trocou as indicações para ANAC. Para diretor-presidente, retirou a indicação do atual substituto, Tiago Sousa Pereira, para indicar Tiago Chagas Faierstein, atual diretor da INFRAERO. O presidente Lula também retirou a indicação de Mariana Olivieri Caixeta Altoé para enviar o nome de Rui Chagas Mesquita. No entanto, não houve indicação para uma vaga que vai se abrir em março, com a saída do atual diretor Ricardo Catanant.
Tiago Sousa Pereira é doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). É professor de Economia do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (IDP). É servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Atualmente, é diretor da ANAC com mandato até 2026, ora atuando como Diretor-Presidente Substituto. Antes, na ANAC, atuou como Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos, Superintendente de Planejamento Institucional e Assessor do Diretor-Presidente, além de ter assumido interinamente outras unidades, como a Superintendência de Tecnologia de Informação e as Gerências Gerais de Ação Fiscal e de Análise e Pesquisa da Segurança Operacional. Também trabalhou no Banco Central do Brasil e no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Tiago Chagas Faierstein é engenheiro eletricista e eletrônico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua na INFRAERO desde abril de 2024, como diretor comercial, tendo acumulado até agosto cargo de diretor financeiro. Anteriormente, atuou por 8 anos na TF Produções (como diretor comercial) e, antes, por cerca de 6 anos, atuou na ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, nos cargos de gerente de Novos Negócios e Consultor Especial.
Mariana Olivieri Caixeta Altoé é engenheira eletricista formada pela Universidade de Brasília (UnB), possui mestrados em Engenharia Eletrônica e em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É especialista em Regulação de Aviação Civil na ANAC desde 2008, onde atuou como Superintendente de Planejamento Institucional (2017-2018), assessora da diretoria (2018-2020) e Superintendente de Pessoal da Aviação Civil (desde 2020). Em agosto de 2024, assumiu a posição de Diretora substituta, compondo a Diretoria Colegiada da ANAC.
Rui Chagas Mesquita é oficial de alta patente da FAB – Major-Brigadeiro do Ar, com passagem mas recente em postos de chefe da Secretaria de Produtos de Defesa e Diretor de Ensino da Aeronáutica. É analista de sistemas pelo ITA, pós-graduado em Gestão Pública na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), mestre em Defesa e Segurança Hemisférica (EUA). Como aviador, acumulou experiência de mais de 4.750 horas de vôo.