MPOR divulga medidas para redução dos riscos associados à fauna em aeroportos, em 13.01.25
Em nota postada no seu portal no dia 09, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) ratifica a implementação de medidas para redução dos riscos associados à fauna em aeroportos brasileiros com parcerias estratégicas e inovações.
A presença de animais, especialmente aves, nos aeroportos e seus arredores representa um risco significativo para a aviação mundial. Essas ocorrências geralmente acontecem quando animais entram na área operacional do aeroporto e podem colidir com aeronaves, sobretudo durante decolagens e pousos. Essas colisões podem causar danos graves às aeronaves e comprometer a segurança dos passageiros e tripulantes. Diante disso, o monitoramento e o manejo de fauna tornaram-se prioridades para manter os céus seguros e as operações aeroportuárias eficientes. As aves são frequentemente atraídas por fatores como alimento, áreas verdes ou corpos d’água próximos aos aeroportos.
Fora do país, em ocorrência recente, em 29 de dezembro de 2024, de grande repercussão, um Boeing 737-800NG da Jeju Air, vindo de Bangkok, na Tailândia, acidentou em pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, destino do vôo, após excursão de pista e a colisão com um muro de base de antena de sistema ILS, com explosão pós-choque da aeronave resultando na morte de 179 pessoas, com apenas dois sobreviventes. Investigações preliminares confirmaram que a aeronave colidiu com pássaros na aproximação; penas de pássaros foram encontradas em uma das turbinas do B.737-800. O novo caso emblemático ressalta a necessidade urgente de medidas preventivas e eficazes para evitar perdas humanas e materiais.
Medidas no Brasil para mitigar colisões entre aves e aeronaves:
– Remoção de animais silvestres próximos ao Aeroporto de Porto Alegre
Desde junho de 2024, a concessionária Fraport intensificou as ações de manejo no Aeroporto Internacional Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre (RS), especialmente após as enchentes. As ações de mitigação incluem o monitoramento de bacias de detecção, captura e remoção de fauna, o controle de valas e canais de drenagem, além do uso de dispositivos acústicos para dispersão de aves.
Em outubro de 2024, o Aeroporto Internacional Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre (RS), sob concessão da Fraport, implementou novas tecnologias para afastar a fauna da área aeroportuária. Entre as tecnologias está a utilização da falcoaria, que visa capturar e afugentar espécies que apresentam risco às operações e o BCAS Mobile, um dispositivo acústico de alta potência que gera frequências sonoras capazes de ativar o Reflexo de Sobressalto Acústico (ASR) nas aves. Esse método inovador aumenta progressivamente a sensibilidade das aves aos sinais, melhorando a eficácia da dispersão sem causar estresse nos animais.
O “Salgado Filho” também integra uma rede colaborativa de 42 aeródromos no âmbito do Projeto “Estudos Afetos ao Gerenciamento do Risco de Fauna em Aeródromos Brasileiros”, uma parceria entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo desse projeto é aprimorar as ações nacionais para reduzir o risco de fauna mediante a identificação de animais envolvidos em colisões não significativas com aeronaves, por meio da análise de DNA, a fim de aumentar a eficiência do gerenciamento e aperfeiçoar as medidas de segurança de vôo.
Segundo a coordenadora do projeto, Raquel Rocha, “com base na identificação precisa das espécies envolvidas em colisões, medidas de manejo são direcionadas de forma mais assertiva, reduzindo significativamente os riscos para as operações aéreas”.
– Base nacional de informações de medidas de mitigação do risco de fauna
Iniciativa idealizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do MPOR, no âmbito do Projeto “Estudos Afetos ao Gerenciamento do Risco de Fauna em Aeródromos Brasileiros”, a Base Nacional de Informações de Medidas de Mitigação do Risco de Fauna, disponibilizada em março de 2024, tem como objetivo centralizar e compartilhar estratégias eficazes para identificação de espécies de avifauna, envolvidas em colisões com aeronaves. Integrada à Plataforma Hórus, a ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e já pode ser acessada no link:
https://horus.labtrans.ufsc.br/gerencial/?auth=s#Principal
“Além de proteger a vida das pessoas a bordo, o manejo de fauna também evita danos às aeronaves e respeita o bem-estar dos animais. É um trabalho essencial para garantir a segurança de todos e da própria fauna”, registra o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa.
A segurança operacional também depende de esforços para conscientizar a comunidade local. A presença de lixo orgânico e inorgânico próximo aos aeroportos, muitas vezes resultado da ação humana, atrai animais e aumenta o risco de colisões. Campanhas de educação ambiental e o reforço na fiscalização dessas áreas são fundamentais para minimizar o problema.