Grupos europeus de cias. aéreas, operadores de aeroportos e gerenciamento de tráfego aéreo europeus e da indústria exigem da Comissão Européia progresso na política de emissões líquidas zero, com mudanças na forma da implementação da política de descarbonização, em 10.02.24


Charles Alcock, editor-chefe da mídia de aviação AIN, em post no dia 04 na plataforma on line da mídia, repercutiu que grupos da indústria aeroespacial e setores de serviços de cias. aéreas, operadoras de aeroportos e gerenciadoras de controle de tráfego aéreo pediram à presidente da Comissão Européia (CE), Ursula von der Leyen, o reinicio da sua estratégia de aviação para enfatizar o crescimento econômico e a competitividade juntamente com os esforços para descarbonização.

Em um relatório publicado em Bruxelas (Bélgica), os grupos emitiram novas recomendações de políticas para atualizar o relatório existente “Destination 2050 – A Route to Net Zero European Aviation” (Destino 2025 – Uma rota para Zero Líquido da Aviação Européia) com demandas por uma abordagem mais proativa e unida da Comissão recém-nomeada.

A Airlines for Europe (A4E), juntamente com a ERAA – European Regions Airline Association, com o Airports Council International, com grupo de serviços de navegação aérea CANSO e com a Associação das Indústrias Aeroespaciais, de Segurança e Defesa da Europa, pediram a Von der Leyen que implementasse as recomendações sobre sustentabilidade e competitividade da aviação que lhe foram apresentadas em setembro de 2024 em um relatório do ex-primeiro-ministro italiano e presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi. Suas demandas políticas refletem um desejo de ver uma implementação de política mais eficaz combinada com menos carga regulatória sobre a indústria no contexto das economias estagnadas da Europa.

As principais recomendações foram lideradas por um apelo para introduzir novos mecanismos de mercado para “reduzir rapidamente o custo” do combustível de aviação sustentável (SAF). As associações da indústria pediram que o Acordo Industrial Limpo da CE (Clean Industrial Deal) e o Plano de Investimento em Transporte Sustentável (Sustainable Transport Investment Plan) refletissem a importância estratégica da aviação na Europa. As entidades também exigiram mais investimento na redução do consumo de combustível por meio de programas como a Aviação Limpa (Clean Aviation) para avançar novas tecnologias de aeronaves e as reformas do SESAR para o gerenciamento do tráfego aéreo.

“Com medidas políticas eficientes da União Européia, podemos garantir a importância vital e estratégica da aviação e continuar impulsionando o progresso social e econômico em toda a Europa”, disseram os presidentes dos grupos em uma declaração conjunta. “O novo relatório Destination 2050 mostra que a indústria da aviação europeia tem um caminho claro e acionável para atingir o carbono líquido zero até 2050, mas ações urgentes devem acontecer agora”, completaram os líderes.

De acordo com o relatório Destination 2050 atualizado, o SAF – junto com a tecnologia aprimorada de aeronaves e motores – pode gerar até 83% de redução nas emissões do transporte aéreo até 2050. [EL] – c/ fonte