Legisladores americanos pedem “foco intenso” da FAA em atualizações e contratações do ATC – parlamentares democratas do Comitê de T&I destacam necessidade urgente de priorizar, em 18.02.25

Em post no dia 14, a editora da revista mensal AIN Kerry Lynch repercutiu que os 31 parlamentares democratas do Comitê de Transporte e Infraestrutura no Congresso do EUA pediram ao Secretário de Transporte Sean Duffy a priorização das medidas-chave no Projeto de Lei de Reautorização da FAA de 2024 que aceleraria e financiaria atualizações de controle de tráfego aéreo, contratações de controladores e outros profissionais de segurança e melhorias de pistas.
“Após a trágica colisão aérea perto do Aeroporto Nacional Reagan, devemos fazer tudo o que pudermos para apoiar a investigação do National Transportation Safety Board [NTSB] e trabalhar juntos para abordar as causas raízes do acidente”, escreveram os legisladores em uma carta de 14 de fevereiro ao novo secretário. “Embora possa levar mais de um ano para entender completamente as causas desse acidente, o Departamento de Transporte [DoT] e a Administração Federal de Aviação [FAA] têm a oportunidade de agir agora para garantir céus mais seguros para o público americano”, também escreveram os parlamentares.
Observando que o Projeto de Lei de Reautorização da FAA aprovado no ano passado fornece um roteiro de 5 anos para fortalecer a segurança da aviação, os legisladores pediram a Duffy que “imediatamente priorize a rápida implementação dos programas de segurança da Lei para ajudar a prevenir futuros acidentes devastadores”.
Mais de 45.000 vôos transportam 2,9 milhões de passageiros de companhias aéreas diariamente, argumentam os parlamentares, acrescentando que o crescimento exponencial da demanda de viagens juntamente com novos participantes está tornando o Sistema Nacional de Espaço Aéreo (NAS) cada vez mais complexo.
Uma Equipe de Revisão de Segurança do NAS independente descobriu que a falta de pessoal em funções críticas de segurança na FAA “coloca pressão adicional no sistema [do espaço aéreo nacional], corroendo ainda mais a margem de segurança e aumentando o risco”. Os parlamentares ainda apontaram: “A FAA deve garantir que haja pessoal federal pronto para cumprir esta missão”.
Os parlamentares também notaram a necessidade de atualizar os equipamentos e instalações da estrutura ATC envelhecidos, alguns dos quais com várias décadas. “No ano passado, a FAA descobriu que de seus 138 sistemas, 51 [37%] são insustentáveis e 54 [39%] são potencialmente insustentáveis”, apontaram os legisladores. “Cinquenta e oito [58 – 42%] desses sistemas têm impactos operacionais críticos na segurança e eficiência do NAS”, também indicaram os parlamentares.
Além de abordar essas questões, o Congresso forneceu um caminho para abordar colisões e quase-colisões em pista, acrescentaram os parlamentares, incluindo a criação de um Conselho de Segurança da Pista e a implantação de tecnologias de vigilância de superfície do aeroporto.
“Acreditamos que o foco intenso do DoT e da FAA na execução dessas reformas estaria entre as ações mais eficazes que vocês poderiam tomar atualmente para ajudar a tornar nossos céus mais seguros e proteger o público voador”, sustentam os parlamentares. “Nós imploramos que vocês não se atolem em distrações desnecessárias e especulativas em um momento tão crucial”, escreveram os parlamentares. [EL] – c/ fonte