Governo do Reino Unido quer introduzir um mecanismo de receita para estimular o aumento da disponibilidade de combustível de aviação sustentável (SAF) nos seus aeroportos, e fornecedores de QAv podem vir pagar pelo mecanismo de suporte de SAF, em 11.03.25

Em post no dia 10 na plataforma online da mídia, o editor-chefe da AIN Charles Alcock repercutiu que o mecanismo de “garantia” de receita planejado pelo governo do Reino Unido, destinado a incentivar as empresas a investir no aumento da disponibilidade de combustível de aviação sustentável (SAF), pode vir ser financiado por fornecedores de combustível de aviação, conforme uma proposição publicada para consulta pública da indústria neste mês. Até 31 de março, o Departamento de Transporte está recebendo comentários sobre sua proposta para o Mecanismo de Suporte de Receita (Revenue Support Mechanism) de SAF.
A minuta da legislação propõe que os fornecedores de combustível de aviação paguem uma taxa que cubra o custo dos pagamentos feitos aos produtores de SAF para aumentar sua produção por meio de investimentos em instalações que podem variar de £ 600 milhões (US$ 775 milhões) a £ 2 bilhões antes de atingirem as economias de escala necessárias.
As propostas indicam que as taxas variariam ao longo do tempo em resposta a mudanças nos preços do SAF não-HEFA produzido no Reino Unido.
Até o final de 2024, o governo do Reino Unido pretende ter introduzido toda a legislação de suporte necessária para o mecanismo de “garantia” de receita.
Com o objetivo de abordar as barreiras à produção de SAF no Reino Unido, o mecanismo proposto também foi criado para dar suporte ao mandato de SAF do governo, que entrou em vigor em 1º de janeiro. A regra exige que pelo menos 2% de todo o combustível de aeronave entregue a operadores de aeronaves em aeroportos do Reino Unido precise ser SAF a partir deste ano, aumentando para 10% em 2030 e 22% em 2040. [EL] – c/ fonte