Em ação conjunta, PF apreende monomotor com cerca de 500 kg de droga em área de mata em Machadinho d’Oeste (RO), em 23.10.25
Em nota no dia 20, a Polícia Federal divulgou que, em ação conjunta com a Polícia Civil de Rondônia (PC/RO), Polícia Militar de Rondônia (PM/RO) e Polícia Militar de Mato Grosso (PM/MT), apreendeu, no mesmo dia (20), cerca de meia tonelada (500 kg) de substância entorpecente que era transportada em um avião monomotor a pistão (da linha Piper) interceptado numa pista clandestina em região de mata fechada no município de Machadinho d’Oeste, interior de Rondônia, com centro urbano distante cerca de 120 MN a SE de Porto Velho (e a 68 MN a NE de Ariquemes/RO).
Além da aeronave, também foi apreendido um veículo utilizado como ponto de apoio para transporte da droga.
A ação decorreu de trabalho integrado das forças de segurança, voltado à repressão ao tráfico interestadual de drogas na região de fronteira e no interior da Amazônia Legal.
Conforme ROTAER, do município Machadinho D’Oeste estão inscritos no cadastro aeroportuário brasileiro três aeródromos:
– aeródromo (privado) “Fazenda São Félix” (SWFE) – em elevação de 466 pés, com pista (13/34) de 18 x 800 m., de cascalho, com resistência de piso para aeronave com peso admissível máximo de 5.000 kg, para operação VFR diurna, a 13,5 MN a NE do centro urbano local.
– aeródromo (privado) “Machadinho D’Oeste” (SI7E) – em elevação de 427 pés, com pista (01/19) de 20 x 900 m., de cascalho, com resistência de piso para aeronave com peso admissível máximo de 5.700 kg, para operação VFR diurna, a 1,5 MN a NW do centro urbano local.
– aeródromo (privado) “Fazenda Sucuri” (SDUS) – em elevação de 502 pés, com pista (03/21) de 18 x 800 m., de cascalho, com resistência de piso para aeronave com peso admissível máximo de 5.700 kg, para operação VFR diurna, a 19,2 MN a NE do centro urbano local.
Na FIR Amazônica (SBAZ), em região de espaço aéreo inferior Classe G, o município de Machadinho d’Oeste dista cerca de 120 MN a SE de Porto Velho, próximo da divisa RO e MT.
