Fokker Services Group apresenta proteção contra interferência (jamming) e falsificação (spoofing) de GNSS para aeronaves civis, em 21.11.25


Em nota no dia 17, o Fokker Services Group (FSG) anunciou a apresentação, na feira de aviação Dubai Airshow 2025, da sua “inovadora” da Solução Anti-interferência (anti-jamming) e Anti-falsificação (anti-spoofing) de sinais de satélite para sistema de navegação aérea (GNSS) para aeronaves civis.

O lançamento da solução anti-interferência (anti-jamming) e anti-falsificação (anti-spoofing) de sinais de satélite ocorre em meio à crescente preocupação global com incidentes de interferência (jamming) e falsificação (spoofing) de sinais de satélite para sistema de navegação aérea (GNSS).

O Fokker Services Group (FSG) promove que essa tecnologia inovadora representa um grande avanço na segurança da aviação, oferecendo proteção ativa contra ameaças que comprometem a confiabilidade de sistema GNSS e sistemas aviônicos críticos.

Com mais de um século de excelência em engenharia, a solução do FSG vai além da detecção – combate ativamente as tentativas de interferência e falsificação de GNSS. Ao contrário das ofertas atuais de fabricantes de equipamentos originais (OEM) que apenas identificam interferências, o sistema do FSG oferece defesa de amplo espectro, garantindo navegação ininterrupta e maior consciência situacional para os pilotos.

“A segurança está no centro de tudo o que fazemos”, disse Menzo van der Beek, CEO do FSG. “Reunimos uma equipe de especialistas para desenvolver uma solução que aborda diretamente os riscos causados ​​por interferências no GNSS. Com resultados de testes muito positivos e entrada em serviço prevista para janeiro de 2026, com operadores de lançamento ainda não divulgados, estamos confiantes de que esta solução trará tranquilidade para pilotos, tripulações e companhias aéreas”, completou van der Beek.

Principais características da solução do Fokker Services Group (FSG):
– contramedidas ativas contra interferência e falsificação de GNSS;
– não requer treinamento adicional para pilotos;
– fornecida como um kit de modificação completo, incluindo todas as peças e boletins de engenharia; e,
– integração perfeita com a aviônica existente e os procedimentos da cabine de comando.

Segundo o FSG, a solução é especialmente relevante para aeronaves que operam em regiões onde a interferência no sistema GNSS é cada vez mais relatada, como o Oriente Médio e o Leste Europeu. Pilotos descreveram esses incidentes como altamente disruptivos, afetando a navegação, a comunicação e aumentando a carga de trabalho — podendo levar a desvios, arremetidas e riscos elevados à segurança.

Como “ameaças de guerra eletrônica”, a interferência e a falsificação de sinais de satélites (GNSS) podem afetar uma ampla gama de sistemas aviônicos, incluindo:
– Sistema de Gerenciamento de Vôo (FMS);
– Sistema de Alerta de Colisão com o Terreno (TAWS);
– Sistemas Aprimorados de Alerta de Proximidade do Solo (EGPWS);
– Sistema de Alerta de Colisão de Tráfego (TCAS);
– Controle de Tráfego Aéreo (ATC);
– Comunicação via Satélite (SATCOM); e,
– Sistemas híbridos GNSS/IRS.

A solução do FSG adiciona uma camada vital de proteção para complementar as medidas de mitigação existentes implementadas pelas autoridades de aviação e agências governamentais.

O Fokker Services Group é uma empresa independente de serviços aeroespaciais com alcance global. Fornecendo soluções abrangentes a partir de suas cinco instalações na Europa, Ásia e Américas, o Fokker Services Group é um parceiro fundamental para plataformas regionais, de fuselagem estreita e de fuselagem larga nos mercados Comercial, VIP, de Carga e de Defesa. A organização oferece um conjunto único de capacidades, produtos e serviços:
– Modificações e Serviços de Engenharia para as mais recentes soluções técnicas;
– Serviços de Componentes e Materiais, como programas completos, serviços de troca, reparos de componentes, fabricação de peças e entrega de peças sobressalentes;
– Serviços de Estrutura de Aeronaves para manutenção, reparo e revisão geral (MRO) de aeronaves, incluindo transições de leasing e pintura; e,
– Serviços de Acabamento e Conversão de Aeronaves para aeronaves executivas, VVIP e de missões especiais. [EL]