Fokker Services Group apresenta proteção contra interferência (jamming) e falsificação (spoofing) de GNSS para aeronaves civis, em 21.11.25
Em nota no dia 17, o Fokker Services Group (FSG) anunciou a apresentação, na feira de aviação Dubai Airshow 2025, da sua “inovadora” da Solução Anti-interferência (anti-jamming) e Anti-falsificação (anti-spoofing) de sinais de satélite para sistema de navegação aérea (GNSS) para aeronaves civis.
O lançamento da solução anti-interferência (anti-jamming) e anti-falsificação (anti-spoofing) de sinais de satélite ocorre em meio à crescente preocupação global com incidentes de interferência (jamming) e falsificação (spoofing) de sinais de satélite para sistema de navegação aérea (GNSS).
O Fokker Services Group (FSG) promove que essa tecnologia inovadora representa um grande avanço na segurança da aviação, oferecendo proteção ativa contra ameaças que comprometem a confiabilidade de sistema GNSS e sistemas aviônicos críticos.
Com mais de um século de excelência em engenharia, a solução do FSG vai além da detecção – combate ativamente as tentativas de interferência e falsificação de GNSS. Ao contrário das ofertas atuais de fabricantes de equipamentos originais (OEM) que apenas identificam interferências, o sistema do FSG oferece defesa de amplo espectro, garantindo navegação ininterrupta e maior consciência situacional para os pilotos.
“A segurança está no centro de tudo o que fazemos”, disse Menzo van der Beek, CEO do FSG. “Reunimos uma equipe de especialistas para desenvolver uma solução que aborda diretamente os riscos causados por interferências no GNSS. Com resultados de testes muito positivos e entrada em serviço prevista para janeiro de 2026, com operadores de lançamento ainda não divulgados, estamos confiantes de que esta solução trará tranquilidade para pilotos, tripulações e companhias aéreas”, completou van der Beek.
Principais características da solução do Fokker Services Group (FSG):
– contramedidas ativas contra interferência e falsificação de GNSS;
– não requer treinamento adicional para pilotos;
– fornecida como um kit de modificação completo, incluindo todas as peças e boletins de engenharia; e,
– integração perfeita com a aviônica existente e os procedimentos da cabine de comando.
Segundo o FSG, a solução é especialmente relevante para aeronaves que operam em regiões onde a interferência no sistema GNSS é cada vez mais relatada, como o Oriente Médio e o Leste Europeu. Pilotos descreveram esses incidentes como altamente disruptivos, afetando a navegação, a comunicação e aumentando a carga de trabalho — podendo levar a desvios, arremetidas e riscos elevados à segurança.
Como “ameaças de guerra eletrônica”, a interferência e a falsificação de sinais de satélites (GNSS) podem afetar uma ampla gama de sistemas aviônicos, incluindo:
– Sistema de Gerenciamento de Vôo (FMS);
– Sistema de Alerta de Colisão com o Terreno (TAWS);
– Sistemas Aprimorados de Alerta de Proximidade do Solo (EGPWS);
– Sistema de Alerta de Colisão de Tráfego (TCAS);
– Controle de Tráfego Aéreo (ATC);
– Comunicação via Satélite (SATCOM); e,
– Sistemas híbridos GNSS/IRS.
A solução do FSG adiciona uma camada vital de proteção para complementar as medidas de mitigação existentes implementadas pelas autoridades de aviação e agências governamentais.
O Fokker Services Group é uma empresa independente de serviços aeroespaciais com alcance global. Fornecendo soluções abrangentes a partir de suas cinco instalações na Europa, Ásia e Américas, o Fokker Services Group é um parceiro fundamental para plataformas regionais, de fuselagem estreita e de fuselagem larga nos mercados Comercial, VIP, de Carga e de Defesa. A organização oferece um conjunto único de capacidades, produtos e serviços:
– Modificações e Serviços de Engenharia para as mais recentes soluções técnicas;
– Serviços de Componentes e Materiais, como programas completos, serviços de troca, reparos de componentes, fabricação de peças e entrega de peças sobressalentes;
– Serviços de Estrutura de Aeronaves para manutenção, reparo e revisão geral (MRO) de aeronaves, incluindo transições de leasing e pintura; e,
– Serviços de Acabamento e Conversão de Aeronaves para aeronaves executivas, VVIP e de missões especiais. [EL]
