ANAC e DECEA iniciam compartilhamento de dados de aeroportos e tráfego aéreo, em 25.11.25
Em nota no dia 21, a ANAC divulgou que incorporou ao seu repositório centralizado (data lake) os dados do sistema de gerenciamento de tráfego aéreo (SIATFM), administrado pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
Esta integração representa um marco na cooperação entre os órgãos da aviação brasileira e vai aprimorar a análise de informações estratégicas relacionadas à gestão operacional, de segurança e de fluidez do tráfego aéreo no país. Um dos exemplos disso é a maior capacidade de analisar informações sobre ocorrências como o fechamento de pista de pouso e decolagem nos aeroportos, que pode afetar os horários de chegada e partida de vôos e o controle de tráfego aéreo na região dos aeroportos.
A integração tecnológica da base de dados do SIATFM ao data lake da ANAC é uma das entregas do Programa de Interoperabilidade da agência, no âmbito da sua Estratégia Digital 2024-2026. Ela fortalece o compromisso com a inovação e a transparência, além de promover uma atuação mais colaborativa entre as entidades do setor. O resultado é uma aviação mais eficiente, segura e alinhada às melhores práticas internacionais.
