ANAC participa do Encontro Nacional de Aeroporto (ANM) 2025 com contribuições para o desenvolvimento da aviação brasileira, reforçando diálogo regulatório, apresentando iniciativas de formação profissional e lançando projetos voltados à educação e à transformação digital, em 29.11.25
Em nota no dia 25, a ANAC divulgou a sua participação, nesse dia, do Airport National Meeting (ANM) 2025 – Encontro Nacional de Aeroporto -, evento promovido pela ABR – Aeroportos do Brasil, em Brasília (DF).
A ABR Aeroportos do Brasil é a associação representativa de todos os aeroportos federais concedidos, com 13 operadoras associadas, que controlam 59 aeroportos responsáveis por mais de 93% da movimentação de passageiros e por 99% da carga aérea transportada no país:
- AENA
- BH Airport
- COA – Centro-Oeste Airports
- Fraport Brasil
- GRU Airport
- Inframerica
- Motiva (ex-CCR)
- NOA – Norte da Amazônia Airports
- PAX Aeroportos
- RIOgaleão
- Vinci Airports
- Viracopos
- Zurich Airport Brasil
A agenda do encontro foi marcada por debates técnicos, lançamentos institucionais e reforço do diálogo entre governo e setor regulado.
Na solenidade de abertura, o diretor-presidente da ANAC, Tiago Faierstein, destacou o compromisso da agência de aviação civil com a construção de um ambiente regulatório sólido e aberto ao diálogo, ponto essencial para o desenvolvimento da aviação civil no país. “Estamos abertos ao diálogo para construir as soluções necessárias, dentro das nossas competências, para que o setor se desenvolva”, afirmou Faierstein.
Também participaram da abertura o CEO da ABR, Fábio Rogério Carvalho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o secretário-executivo do MPOR, Tomé Franca, e o CEO da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, John Peter Rodgerson.
Ao final da solenidade, foi assinada uma Portaria do MPOR que estabelece procedimentos para a avaliação de obrigações extracontratuais impostas às concessionárias de aeroportos. A norma define critérios para verificar a adequação dessas obrigações à política pública setorial e às diretrizes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), reforçando a segurança jurídica e ampliando a estabilidade regulatória no modelo de concessões aeroportuárias.
Ainda no período da manhã, a ANAC participou do primeiro painel do evento: “O profissional da aviação do amanhã: demandas, desafios e oportunidades”. A coordenadora de Qualidade do Processo de Certificação de Pessoal, Maria Thereza Fadel Gracioso, apresentou a perspectiva da Agência sobre formação e competências técnicas necessárias para o futuro do setor.
Entre os destaques, foram abordadas iniciativas como o NGAP (Next Generation of Aviation Professionals – Profissionais da Aviação de Nova Geração), programa global voltado a atrair, capacitar e reter novos talentos, e o “Asas para Todos”, iniciativa estratégica da Agência que incentiva formação, diversidade e inclusão no setor aéreo.
Maria Thereza também ressaltou a importância de alinhar competências profissionais às transformações tecnológicas, operacionais e regulatórias que moldam o cenário da aviação civil.
Durante o evento, a ANAC apresentou o lançamento da revista infantil “A Grande Aventura de Céu e Seus Amigos”, produção desenvolvida com apoio editorial da ABR. O material integra o Projeto “Criando Asas”, vinculado ao programa “Asas para Todos”, e tem como objetivo aproximar crianças e jovens do universo da aviação por meio de conteúdo lúdico, inclusivo e educativo.
A apresentação foi conduzida pela chefe da Assessoria Técnica da ANAC, Ana Motta, que ressaltou o papel de iniciativas pedagógicas na formação de novos olhares sobre a aviação.
Encerrando a participação da ANAC no ANM 2025, o superintendente de Tecnologia e Transformação Digital, Fernando Mitkiewicz, apresentou iniciativas e lançamentos de transformação digital que estão ampliando a eficiência e a experiência de usuários e profissionais da aviação, como o CHT 100% digital, o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) digital, as novas funcionalidades do Super App ANAC, o ANAC Pay, o pré-lançamento da Plataforma “Voe 135” e a Plataforma ANAC Passageiros, atualmente em fase de testes.
