Flight Safety International anuncia lançamento do primeiro curso avançado de aproximação visual e circular, visando elevação de proficiência e segurança operações de aproximações de alto risco, em 10.02.26


Em nota no dia 05, a Flight Safety International Inc. (FSI), líder global em tecnologia de treinamento e simulação para aviação, anunciou o lançamento do primeiro curso avançado de aproximação visual e circular do setor.

O currículo imersivo foi desenvolvido para aprimorar a proficiência de pilotos e tripulantes, reduzindo os riscos associados a manobras à baixa altura (próximos do solo) em condições de visibilidade reduzida.

O curso, dividido em três partes, enfatiza o planejamento, o briefing e as estratégias de execução. O treinamento inclui aprendizado online interativo que constrói o conhecimento fundamental sobre aproximação visual e circular, destacando os riscos e medidas de mitigação associados. Uma sessão teórica facilitada reforça os principais conceitos por meio de discussões e aprendizado baseado em cenários. O curso conclui com treinamento prático em simulador, onde os pilotos aplicam as técnicas em diversos cenários e condições operacionais, como situações complexas envolvendo relevo montanhoso, baixa visibilidade e espaço aéreo de manobra restrito.

“Os procedimentos de aproximação circular e pouso são de alto risco e exigem uma estrutura de treinamento unificada e consistente”, disse Ben Carter, vice-presidente executivo de operações do Centro de Aprendizagem da Flight Safety International. “Este curso fornece aos pilotos o conhecimento, as estratégias e a confiança necessárias para realizar aproximações circulares com segurança e eficácia em condições reais”, completou Carter.

As primeiras edições do curso despertaram grande interesse entre operadores de vôo, como departamentos de aviação executiva, pilotos-proprietários e operadores de frotas. Os participantes iniciais destacaram o design prático do curso, baseado em cenários, e a ênfase na tomada de decisões em situações reais como fatores particularmente valiosos para o gerenciamento de ambientes de aproximação complexos.

Um piloto-chefe de uma empresa listada na Fortune 100 (100 maiores empresas do EUA em receita, conforme o ranking anual da revista Fortune – o Fortune 500), que opera vários modelos Gulfstream, comentou após participar do curso: “Dados do setor confirmam que as aproximações visuais e circulares estão entre os cenários mais exigentes enfrentados pelos pilotos. Fico feliz em ver um curso especificamente desenvolvido para abordar esses desafios”.

Devido à alta demanda inicial, a FSI implementará o curso em todos os programas de treinamento de aeronaves de asa fixa em seus principais centros de treinamento em 2026. [EL]