Estoque “apertado” de jatos executivos usados criando necessidade de busca global e negociações rebuscadas, em 15.11.21


Com o estoque de segunda mão “apertado” e o ano chegando ao fim, corretores e outros líderes da aviação executiva que falaram no recente fórum Corporate Jet Investor Miami estão alertando para o mercado estar preparado para movimentação por aeronave disponível, mas com cuidado, avisando que podem ter de recorrer a busca de estoque em mercados como a Rússia ou a China.

“O tempo é realmente uma restrição em termos de tentar conduzir qualquer tipo de transação, certamente até o final do ano”, disse a fundadora e presidente da Par Avion, Janine Iannarelli. “Mas … aconselho as pessoas a irem devagar, porque a última coisa que quero fazer é ignorar um ponto”, ponderou Janine. Ela concordou que um dos maiores desafios é encontrar aeronaves disponíveis e alertou que pode haver aeronaves no mercado, mas “isso não significa que seja a aeronave certa”.

Keri Dowling, presidente do Air Law Office, acrescentou que os compradores devem estar “preparados para começar a trabalhar”, inclusive garantindo que os clientes “carreguem antecipadamente” tudo, tanto quanto possível, com a estrutura montada e a equipe estabelecida. E, avisou: “a mentalidade hoje em dia é que o vendedor está sempre certo”, observando que recentemente a equipe de um comprador de aeronave perdeu um negócio porque mudou a duração de aceitação de uma inspeção de três para cinco dias e o vendedor foi embora.

“Você tem que preparar seus clientes para que o vendedor realmente esteja comandando a negociação. Você precisa estar preparado desde o início e pronto para começar, para que o vendedor não possa ir embora com um ativo que você realmente deseja ou precisa”, disse Dowling. Quanto à movimentação por uma aeronave disponível, acrescentou: “Hoje em dia, é uma questão de horas de um dígito para o tempo de resposta. Os dias de três ou quatro dias para pensar sobre isso e colocar seu dinheiro no lugar e descobrir isso acabaram”.

“O tempo é essencial”, disse Jeremy Stumpf, vice-presidente da Freestream Aircraft. “A aeronave perfeita provavelmente não estará disponível”. Adicionando a mensagem, os compradores precisam se mover quando encontram uma aeronave que pode preencher a maior parte dos requisitos e “fazer alterações para personalizar a aeronave após o fechamento. O mais importante é segurar a aeronave”.

Amanda Applegate, sócia do Aerlex Law Group, aconselhou que os compradores montem equipes com experiência em transações internacionais. “Certamente, nos últimos seis meses, vi muito mais transações internacionais do que provavelmente nos últimos cinco anos”, disse Applegate. “Estão saindo de registros ou países que talvez você não tivesse examinado antes”, destacou Applegate.

“Estamos procurando aeronaves em todo o mundo o tempo todo”, disse Hamish Harding, presidente da Action Aviation. Ele observou que encontrando em mercados como a China, mas isso levanta outras complexidades. “Os vendedores chineses que costumavam ser um pouco flexíveis agora estão sendo muito inflexíveis. Eles querem que tudo seja comprado como está”, disse Harding, para emendar: “Você terá sorte se livrar da China e fechar em Cingapura, mas os contratos são bastante unilaterais no momento”. Mas ele acrescentou que se um comprador quiser uma aeronave de ponta, China, Rússia e alguns outros países podem tê-la.

Harding também disse que os compradores podem criar a venda pelo preço. Ele citou, como exemplo, um proprietário de aeronave que pode estar para assumir um novo modelo no ano que vem e que não está antecipando a venda ainda por estar disposto a esperar pelo “preço certo”. E que, no entanto, novos compradores estão entrando no mercado despreparados. Harding observou que novos clientes virão com valores em Dólares em mente, sem qualquer conceito da aeronave certa que atenderia as suas necessidades. [EL] – c/ fontes