Caravan C208B colide com urubu na “Final” do “Flores”, em Manaus/AM, o segundo caso de choque aviário no tráfego do aeródromo em quatro dias, com outro Caravan da mesma operadora, em 30.11.21
No último dia 12, o monomotor turboélice Cessna Caravan C208B de prefixo PR-ATA (registro de produção sn 208B0880 a, ano de fabricação 2001), da empresa Amazonaves Taxi-aéreo, com sede em Manaus, decolou do aeródromo de Óbidos (SNTI), neste município do PA, com destino ao aeródromo de Flores (SWFN), em Manaus/AM, em vôo do transporte de passageiros, com oito ocupantes, sendo sete passageiros e um piloto. Na aproximação final para a cabeceira 11 do aeródromo de Flores (SWFN), às 18:25Z (14:25LT), o avião colidiu com a asa direita com um urubu. A aeronave teve danos leves, mas todos os oito ocupantes saíram ilesos.
O aeródromo público de Óbidos (SNTI) dista 22 MN a SE de Oriximiná (PA) e cerca de 280 MN a NE de Manaus (SWFN).
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de “colisão com ave”. No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para o operador.
No último dia 08, por volta de 12:17Z (08:17LT), outro monomotor turboélice Cessna Grand Caravan C208B da Amazonaves Taxi-aéreo, o de prefixo PP-AMV (registro de produção sn 208B-2179, ano de fabricação 2010), colidiu com a asa esquerda com um urubu, durante aproximação final para a cabeceira 11, em um vôo local de treinamento, com dois pilotos a bordo. A aeronave teve danos leves. Os dois pilotos não tiveram ferimentos.
O avião (PR-ATA – sn 208B0880) está registrado na categoria de transporte múltipla TPX/SAE – lançamento de paraquedistas, com último registro de compra/transferência em setembro de 2011. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em fevereiro de 2020 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até setembro de 2022.
O Aeródromo de Flores (SWFN), em elevação de 203 pés, tem pista (11/29) de 30 x 830 m., de asfalto, com resistência de pavimento para aeronaves com até 5.700 kg. ROTAER alerta para operação das cabeceiras a necessidade de atenção/cuidado para presença de “presença de pessoas e animais nas proximidades”. E informa que o circuito de tráfego “está calculado para a seguinte velocidade máxima de 110 KT”.
Ao momento do vôo, pelos boletins METAR vigente dos aeroportos vizinhos – Eduardo Gomes/SBEG, em 264 pés, a 2,6 MN a NW, e base de Ponta Pelada/SBMN, em 257’, a 4,9 MN a SE – o tempo era bom, com vento do quadrante N-NE fraco, com visibilidade de 10 km ou superior, com pancada na vizinhança em SBEG, com céu com nuvens com base de 2.000/2.300 pés (com céu nublado após esparso em SBEG, e seguindo esparso em SBMN), temperatura do ar (elevada) na casa de 31ºC e QNH de 1.008 hPa.
METAR SBEG 121700Z 35007KT 9999 SCT020 31/22 Q1010=
METAR SBMN 121700Z 15004KT 9999 SCT020 FEW025TCU 31/24 Q1010=
METAR SBEG 121800Z 03008KT 350V050 9999 VCSH BKN020 FEW025TCU 31/23 Q1008=
METAR SBMN 121800Z 09004KT 9999 SCT023 32/26 Q1009=
METAR SBEG 121900Z 34002KT 9999 VCSH BKN020 FEW025TCU 32/24 Q1007=
METAR SBMN 121900Z 12003KT 9999 SCT023 FEW025TCU 32/24 Q1008=