Força Aérea Real Britânica testa em vôo de ULA motor ROTAX alimentado por combustível 100% sintético, em 08.12.21


Um teste realizado no Reino Unido pela Força Aérea Real Britânica (RAF) anunciou seu vôo bem-sucedido usando um combustível 100% sintético, supostamente o primeiro no mundo do gênero.

O combustível foi fabricado em Orkney por meio da extração de hidrogênio e carbono da água e de fontes atmosféricas e, em seguida, combinado com energia eólica, de marés e ondas, de geração localmente.

O combustível 100% sintético foi testado em uma aeronave ultraleve Comco Ikarus C42, equipada com motor ROTAX, que operou com temperatura mais baixa do que com uso de combustível convencional – fóssil.

O Ikarus C42 é uma aeronave da categoria ultraleve avançado (ULA), de asa alta e triciclo fixo, de dois assentos, fabricado na Alemanha pela Comco Ikaru, com frota batendo marca de 1.450 unidades. O avião tem as variantes C42A (fora de produção), C42B/C e CS, sendo equipado como motorização ROTAX 912 (Rotax 912ULS, de quatro cilindros, de 100 HP, ou de 80 HP).

A atual base de testes pode indicar que o uso continuado do combustível sintético pode levar à redução do estresse do motor e à expansão da vida útil, ao mesmo tempo que reduz as emissões de carbono em até 90%.

O combustível passou por uma série de testes em solo pela CFS Aeroproducts, uma distribuidora ROTAX no Reino Unido, e pela equipe Zero Petroleum, antes do teste de vôo.

Os motores usados ​​no teste responderam de forma semelhante a motores alimentados por combustível convencional fóssil, possivelmente significando que outros combustíveis podem ser criados para quaisquer requisitos de “drop-in” (troca pura de combustível). Ao longo do processo de teste, cada motor necessário foi deixado em condição padrão de fábrica, sem necessidade de modificações para uso de combustível sintético.

O vôo foi concluído no âmbito do Projeto Martin, da RAF, iniciado pelo Depto. de Capacitações Imediatas.

O Ministro de Compra da Defesa, Jeremy Quin, um proponente prestativo do projeto, disse que a “inovação mundial” prova que as Forças Armadas do Reino Unido podem cumprir as metas de mitigação ambiental enquanto criam infraestrutura para operação independente nas ilhas do Reino Unido.

O combustível sintético foi desenvolvido em menos de meio ano, de acordo com Peter Oelsinger, da BRP-ROTAX. “A capacidade multicombustível de nossos motores de aeronaves, que são capazes de voar com MoGas [gasolina de baixa octanagem, não-aeronáutico] ou AvGas sem chumbo, com chumbo, fornece a combinação perfeita para um projeto tão inovador como este”, disse Oelsinger. [EL] – c/ fontes