Alta nos casos de Covid e influenza afasta tripulantes e já afeta vôos da Azul e Gol, em 06.01.22


Fonte: g1 – 06/01/2022
O aumento de casos de Covid e de influenza em todo o país começa a impactar os voos e as operações da Azul. A empresa aérea é a líder em transportes de passageiros no Brasil nos últimos 12 meses, segundo dados da ANAC.

“Nos últimos dias, começamos a ser afetados por um alto número de dispensas médicas, tanto no grupo de voo quanto em nossos times de solo, Azulcenter [central de atendimento da empresa] e demais áreas administrativas. Por conta disso, os próximos dias serão mais desafiadores para nossa operação como um todo e já começamos a realizar alguns ajustes para enfrentar essa situação”, disse nesta quarta (05) o presidente da empresa, John Rodgerson, em comunicado distribuído a funcionários.

As dispensas ocorrem diante da necessidade de isolamento de tripulantes com síndromes gripais como Covid-19, em meio ao avanço da variante ômicron, e do vírus H3N2 da influenza.

O texto da Azul registra ainda que o número alto de dispensas médicas “está afetando diversos setores da economia, não só no Brasil, mas em outros países”.

Rodgerson reforça o fato da Azul não ter nenhum tripulante internado graças à vacinação e ao fato da variante ômicron ser, aparentemente, menos agressiva que as anteriores.

O presidente da Azul pede ainda para que os funcionários sigam se vacinando e tomando medidas de proteção, como uso de máscaras e protocolos de higiene.

Outro comunicado interno da empresa aérea aponta que ao menos 17 vôos tiveram redução no número de passageiros em razão da falta de tripulantes.

Em 12 vôos com aviões modelo Airbus A320, segundo o informe, o número máximo de lugares foi de 150; a aeronave transporta até 174 passageiros. Já em cinco vôos com os modelos EMBRAER E-195, o máximo foram 100 passageiros, enquanto a capacidade do avião é de 118 passageiros.

Nesses 17 vôos, o ajuste resultou na necessidade de reacomodação de cerca de 250 passageiros em outros vôos.

A empresa aérea informou que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações nos voos e serão reacomodados em outros voos da companhia, além de receber a assistência prevista nesses casos pela ANAC – avisar os passageiros com 72 horas de antecedência, oferecer alternativas de reacomodação ou reembolso integral.

“A Azul informa que por razões operacionais alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e Covid-19 no Brasil e no mundo para poder tomar as medidas necessárias. Os clientes impactados estão sendo notificados das alterações e serão reacomodados em outros voos da própria companhia, além de receber toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da ANAC”.

Procurada, a LATAM informou que, “por enquanto, ainda não foi necessário alterar seus voos diante do aumento no número de casos de Covid e de influenza na população brasileira”. A companhia disse ainda que “segue atenta a esse cenário, que está mudando rapidamente em virtude da variante ômicron”.

A empresa ressaltou que, “independentemente do motivo, todo passageiro com voo alterado pela LATAM pode sempre remarcar o seu voo sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso sem multa diretamente em Minhas Viagens > Administrar suas viagens”.

Além disso, a companhia acrescentou que “continua a permitir que passageiros diagnosticados com Covid-19 possam remarcar uma vez a data de sua viagem sem multa, mas pagando diferença tarifária (se houver). O cliente poderá viajar a partir de 14 dias após o diagnóstico da doença ou certificando que não está mais na fase de contágio”.

Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) afirmou que as suas associadas “não tiveram ainda necessidade de remanejamentos de malha expressivos por contágio gerado pela variante ômicron da Covid-19”. A entidade registrou que faz um monitoramento constante e ressalta que praticamente 100% dos e tripulantes e funcionários de terra das empresas associadas estão com o ciclo vacinal completo.

Alta de casos de Covid e influenza entre funcionários faz Gol emitir alerta para possíveis impactos em vôos
Fonte: g1 – 04/01/2022
O aumento no número de funcionários afastados por Covid e influenza fez a Gol emitir nesta quinta (06) um alerta para possíveis impactos em seus vôos.

As dispensas ocorrem diante da necessidade de isolamento de tripulantes com síndromes gripais como Covid-19, em meio ao avanço da variante ômicron, e do vírus H3N2 da influenza.

É o segundo movimento entre empresas aéreas brasileiras nos últimos dias. Na quarta (06), a Azul informou que os seus vôos já estavam sendo impactados em razão do número de tripulantes doentes.

A ANAC informou que está monitorando a operação das empresas aéreas e vai atuar para minimizar o impacto aos vôos.

Comunicado interno da Gol para os tripulantes emitido nesta quinta e assinado pela diretoria de operações:

“Estamos vivenciando um aumento de casos de gripe, influenza e Covid-19 no Brasil e no mundo, esse último causado pela variante ômicron, altamente contagiosa. Apesar dessa variante ser menos agressiva, temos recebido diariamente um volume de dispensas médicas tanto do grupo de voo quanto das equipes de solo e demais áreas administrativas maior do que o planejado. Felizmente, todos os casos reportados são leves, não havendo nenhum registro de internação ou complicações no momento. Diante desses fatos, geramos um alerta preventivo com relação a possíveis impactos em nossas operações. O dimensionamento inicial das programações de reserva e sobreaviso que publicamos para janeiro está sendo consumido em ritmo mais acelerado”.

A empresa então pergunta se há funcionários com mais de 10 folgas por mês, o mínimo estipulado em lei, que queiram trabalhar usando as folgas adicionais:

“Assim, com responsabilidade e em total conformidade com as normas regulatórias, solicitamos àqueles tripulantes que possuírem quantidades de folgas maior do que mínimo regulamentar que indiquem interesse voluntário em alterar sua programação de folga por meio do formulário abaixo”.

ANAC diz que monitora casos de Covid e gripe em pilotos e comissários para minimizar impactos em vôos
Fonte: g1 – 06/01/2022
A ANAC afirmou, nesta quinta (06), que monitora os casos de Covid-19 e gripe em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo, para minimizar impactos em vôos.

Nesta semana, as companhias aéreas Azul e Gol alertaram para a possibilidade de alterações em viagens devido ao afastamento de funcionários, por conta das doenças. As dispensas ocorrem diante da necessidade de isolamento de tripulantes com síndromes gripais.

Em nota, a ANAC afirmou que “tem atuado na preservação da saúde dos profissionais e dos passageiros que trabalham e utilizam o transporte aéreo”. “Com o objetivo de antecipar possíveis impactos na aviação e auxiliar no plano de ação das empresas aéreas, a Agência já havia entrado em contato com representantes das companhias aéreas, aeroportos, concessionárias, Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (ESATAs) e órgãos de controle sanitário e de saúde”, diz o texto.

A agência diz ainda que “monitora ainda as medidas operacionais que vêm sendo adotadas pelas companhias aéreas para minimizar os impactos causados pelos atrasos e cancelamentos de vôos, bem como o cumprimento da prestação de assistência aos passageiros”.

“A ANAC ressalta que as medidas de segurança sanitária recomendadas pela Anvisa e adotadas pelo Governo Federal, alinhadas às regras internacionais determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), vêm sendo cumpridas desde o início da pandemia para a viabilidade de um transporte aéreo seguro e eficiente a passageiros e profissionais do setor”, afirma a nota.

Ainda de acordo com a agência, o passageiro que tiver o võo atrasado ou cancelado tem direito à prestação de assistência pelas companhias aéreas. A ANAC recomenda ainda que os viajantes acompanhem a confirmação do voo pelos serviços disponíveis pela empresa aérea como aplicativos, site e central de atendimento.

“Para evitar qualquer transtorno antes ou após a viagem, é importante que o passageiro saiba dos seus direitos e deveres e esteja atento às informações dispostas no contrato de transporte”, orienta.

Em comunicado interno divulgado nesta quarta (05), a Azul, que é a líder em transportes de passageiros no Brasil nos últimos 12 meses, informou que os próximos dias seriam “desafiadores” diante do aumento de afastamento de funcionários por síndromes gripais.

“Nos últimos dias, começamos a ser afetados por um alto número de dispensas médicas, tanto no grupo de vôo quanto em nossos times de solo, Azulcenter [central de atendimento da empresa] e demais áreas administrativas. Por conta disso, os próximos dias serão mais desafiadores para nossa operação como um todo e já começamos a realizar alguns ajustes para enfrentar essa situação”, diz o texto, assinado pelo presidente da empresa, John Rodgerson.