“Ipanema”/EMB-202 tem acidente de CFIT durante missão de aplicação defensivo em Nova Ubiratã, no MT, matando o piloto, 05.02.22
No dia 08 (jan.), o agrícola EMBRAER/Neiva EMD-202 “Ipanema” de prefixo PT-UKZ (registro de produção sn 200786, ano de fabricação 1998) decolou da Área de Pouso para Uso Aeroagrícola (APUA) “Fazenda Sabiá”, no município de Nova Ubiratã, no MT, com um piloto a bordo. Por volta de 12:30Z, durante aplicação de defensivos agrícolas, ocorreu uma perda de controle em vôo e a aeronave colidiu contra o solo. O avião teve danos substanciais e o piloto faleceu.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de perda de controle em vôo (LoC-I). No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para a operadora.
O avião é propriedade e operado por Pessoa Física, registrado na categoria de transporte de Serviço Aéreo Privado (TPP/RBAC-91), com último registro de compra/transferência em fevereiro de 2016. O avião (de trem de pouso/motor convencional) é aprovado para operação com etanol e VFR diurno, para MTOW de 1.800 kg e sem passageiro. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em outubro de 2016, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até outubro de 2022.
O município de Nova Ubiratã, no MT, dista cerca de 165 MN a NE de Cuiabá, e 40 MN a SE de Sorriso e 70 MN a SE-S de Sinop. O município está na área de jurisdição do CINDACTA-IV (FIR Amazônica – SBAZ). O cadastro aeroportuário brasileiro lista no município oito aeródromos, todos privados, à altitude média da ordem de 1.450 pés.