“Ipanema”/EMB-202A pousa de emergência fora de aeródromo após falha de motor em vôo de aplicação de produto agrícola em Chapada Gaúcha/MG, em 05.02.22


No dia 09 (jan.), o agrícola EMBRAER/Neiva EMB-202A “Ipanema” de prefixo PT-BSO (de registro sn, ano de fabricação) decolou da fazenda Santo Antônio (ZZZZ), na Chapada Gaúcha, em MG, a para um vôo local de aplicação de produtos agrícolas, com um tripulante a bordo.

Durante o vôo, às 07:45Z (04:45LT), ocorreu a falha do motor e o piloto efetuou pouso de emergência em local não preparado.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave de falha de motor em vôo (SCF-PP). No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para a operadora.

O avião é propriedade e operado por Pessoa Física, registrado na categoria de transporte de Serviço Aéreo Privado (TPP/RBAC-91), com último registro de compra/transferência em novembro de 2015. O avião (de trem de pouso/motor convencional) é aprovado para operação VFR diurno, para MTOW de 1.800 kg e sem passageiro. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2021, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até outubro de 2022.

O município da Chapada Gaúcha situa-se na Serra do Mel, no norte de MG, já próximo da divisa com a BA (20 MN, a norte) – a 290 MN a NW-N de Belo Horizonte e 135 MN a NW de Montes Claros, e ainda 137 MN a NE de Brasília/DF. O município está em região de alta elevação, com ponto mais elevado de 3.300 pés (por carta WAC).