“Ipanema”/EMB-202A pousa de emergência em área de cultivo durante missão de aplicação de defensivo agrícola em Corumbataí/SP, em 06.02.22
No dia 25 (jan.), o o avião EMBRAER/Neiva EMB-202A “Ipanema” de prefixo PT-UUH (registro de produção sn 20001028, fabricação 2007) decolou da APUA (Área de Pouso para Uso Aeroagrícola) “Pista Serra” (ZZZZ), em Corumbataí/SP, para um vôo local de aplicação de defensivo agrícola, com piloto a bordo. Após a decolagem, às 10:30Z (07:30LT), o avião realizou pouso de emergência em área de cultivo. O piloto escapou ileso, mas o avião teve danos substanciais.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente do tipo CTOL – Colisão com obstáculo durante decolagem e pouso e por falha de motor. O avião foi retido para a investigação aeronáutica.
O avião é operado por Pessoa Jurídica, a Sana Agro-Aérea Sociedade, em arrendamento operacional, registrado na categoria de transporte público de Serviço Aéreo Especializado (SAE)/Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em dezembro de 2015. O avião (de trem de pouso/motor convencional) é aprovado para operação VFR diurno, para MTOW de 1.800 kg e sem passageiro. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em julho de 2019, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até setembro de 2022.
O município de Corumbataí fica a 100 MN a NW de São Paulo, entre São Carlos (19 MN a NW) e Rio Claro (12 MN a SE-S). O aeródromo privado “Fazenda Palmeiras” (SDAF), no município vizinho de Analândia (6,5 MN doc entro urbano Corumbataí), está em elevação de 2.802 pés.