Cessna C150L de instrução tem perda de potência em arremetida em início de noite e pousa de emergência, em Bragança Paulista/SP, em 30.03.22


No último dia 17, o Cessna C150L de matrícula PT-OYF (registro de produção 15073874, fabricação 1973), operado pela escola Classic, decolou do Aeródromo Fazenda Vale Eldorado – “Dr. José de Aguiar Leme” (SDVH), em Bragança Paulista/SP, com destino do Aeródromo Estadual Arthur Siqueira (SBBP), também em Bragança Paulista, para vôo local privado de instrução noturno, com apenas um piloto. Na arremetida no “Arthur Siqueira” (SBBP), às 21:50Z (18:50LT), o avião perdeu potência e o piloto realizou pouso de emergência em área cultivada no prolongamento da pista 16.

O avião teve danos substanciais, mas o piloto não teve ferimentos.

A ocorrência foi listada no painel SIPAER como acidente de “falha de motor em vôo”. No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

Conforme RAB, o avião é de propriedade compartilhada (de duas Pessoas Físicas) e operado pela Classic Escola de Aviação Civil (com base de operação no Aeródromo Fazenda Vale Eldorado), em contrato de arrendamento operacional, registrado na categoria de transporte Instrução Privada (PRI), com último registro de compra/transferência em julho de 2020. O avião é aprovado para até um passageiro e MTOW de 725 kg, e operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em julho e 2017 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro.

O Aeródromo Estadual Arthur Siqueira (SBBP) dista 5,7 MN a nordeste-leste (RM 096º) Aeródromo Fazenda Vale Eldorado – “Dr. José de Aguiar Leme” (SDVH).

A 3 km ao sul de ponto mais elevado na localidade (e do centro urbano), em altitude de 2.930 pés, o Aeródromo público “Estadual Arthur Siqueira” (SBBP) tem pista (16/34) de 30 x 1.200 m., de asfalto, com homologação para operação VFR diurna/noturna. O aeroporto é operado pela concessionária VOA SP, conta com serviços de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS) no expediente diariamente de 10:15-21:45Z (07:15-18:45LT) – no momento, cf. InfoTemp, nos turnos de 10:15-15:00Z (07:15-12:00LT) e 16:00-21:45Z (13:00-18:45LT), com recesso de uma hora. O horário de funcionamento de aeródromo é de 11:00-2100Z (08:00-18:00LT) ou demais horário por solicitação com a operadora aeroportuária.

Ao horário da operação, o tempo no “Estadual Arthur Siqueira” (SBBP), conforme METAR, era muito bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, céu com poucas esparsas com base a 3.000 pés e com poucas nuvens TCU com base a 4.000 pés, com vento de NW fraco e temperatura do ar (em redução, ainda elevada) de 27ºC e alta pressão atmosférica (QNH) de 1.017 hPa.

METAR SBBP 172000Z 30009KT 9999 SCT030 30/17 Q1016=
METAR SBBP 172100Z 30006KT 9999 SCT030 FEW040TCU 29/17 Q1017=
SPECI SBBP 172145Z 36002KT 9999 FEW030 FEW040TCU 27/18 Q1017= 

No dia 17, uma quinta, o Pôr do Sol no “Estadual Arthur Siqueira” (SBBP) foi às 21:19Z.

Entre julho de 2021 até o momento, são quatro ocorrências aeronáuticas, sendo dois incidentes (graves) e mais dois acidentes, com aviões da escola Classic, sendo três ocorrências no “Vale Eldorado” (SDVH), sendo dois eventos com aviões do modelo Piper PA-11 (PA11) e com um CAP-4 “Paulistinha” (PAUL). Em todas as ocorrências, os tripulantes escaparam ilesos.

Em 16 de fevereiro, CAP-4 “Paulistinha” (PAUL) de matrícula PP-RQY (registro de produção sn 298, ano de fabricação 1946), houve um acidente de perda de controle da aeronave na corrida de pouso (pós-toque), com o avião pilonando na pista.

No dia 28 de janeiro, o Piper PA-11 (PA11) de prefixo PT-AXH (registro de produção sn 111498, fabricação em 1948), houve o incidente em que o avião, na corrida de decolagem, deu uma guinada para a direita ultrapassando o limite lateral da pista, parando na área gramada.

No dia 25 de julho passado (2021), o Piper PA-11 de prefixo PR-JBB (registro de produção sn 111498, ano de fabricação 1948) teve incidente durante treinamento de TGL: em uma arremetida, a tripulação optou por abortar a decolagem e durante a frenagem o avião colidiu a ponta da asa esquerda contra a pista.


No Blog:
https://aib-el.com.br/site/paulistinha-cap-4-de-instrucao-pilona-durante-corrida-de-pouso-em-em-voo-de-instrucao-em-braganca-paulista-sp-em-15-03-22/