Cessna C210L cai em Primavera do Leste/MT, matando os quatro ocupantes, em 10.04.22
Quatro pessoas morreram após a queda de um avião monomotor Cessna numa chácara na rodovia MT-130, região de Primavera do Leste, a 105 MN ao leste de Cuiabá, na noite dessa quinta (31).
Segundo a Polícia Civil, a aeronave caiu numa área de mata, local de difícil acesso, de uma chácara que fica a pouco mais de 5 km (2,7 MN) da cidade de Primavera do Leste, sentido Paranatinga, pela MT-130 (a 70 MN a N-NE de Primavera do Leste).
Segundo os bombeiros, estavam na aeronave três passageiros e um piloto. Os quatro faleceram no local.
A ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente do tipo CFIT – de colisão com terreno em vôo controlado, às 23:05Z (19:05LT) do dia 31. O avião já está liberado para o operador no tocante à investigação aeronáutica.
Segundo súmula factual inicial (na investigação preliminar), aeronave decolou de uma área não-registrada/não-homologada para operação aérea localizada na Fazenda São José, no município de Pontes e Lacerda, no MT, com destino ao aeródromo de Primavera do Leste (SWPY), no MT, por volta das 20:30Z (16:30LT), em um vôo de transporte de pessoal, com quatro ocupantes (sendo três passageiros e um piloto). Transcorridos aproximadamente 02h35m de vôo, durante tentativa de pouso na localidade de destino, com situações meteorológicas adversas, a aeronave colidiu contra árvores e veio de encontro ao solo em uma área de mata fechada localizada à 4,2 MN a nordeste do aeródromo (SWPY). O avião teve danos substanciais e os quatro ocupantes faleceram.
Texto completo:
https://aib-el.com.br/site/wp-content/uploads/2022/04/Cessna-C210L-cai-em-Primavera-do-Leste-MT-matando-os-quatro-ocupantes-em-10.04.22.pdf